Olá tudo bem contigo? Esse domingo, acordei muito inspirada, e tive muitos pensamentos durante essa tarde, até que depois de tanto refletir, resolvi  fazer um texto com tema muito polêmico e assunto bem delicado, necessário falar! Se trata dos alimentos e “falsos alimentos” que existem a venda por aí, que se dizem saudáveis, e que na realidade fazem MUITO sucesso nas mídias, nas vendas, mas não são benéfico ao seu organismo!São inúmeros exemplos que posso citar e que são muito consumidos: biscoitos, barras de cereais, iogurtes, entre outros.

Bom, sabemos que cada vez mais, a alimentação está mais prática, querendo facilitar a vida do consumidor, e que as indústrias, tem produzido sim, alimentos de qualidade, com poucos aditivos químicos, pouca adição de sal, e pouca adição de açúcar. Nos mercados, existem os produtos tradicionais e mais baratos. O que realmente importa para estes é apresentarem muito sabor no alimento e que os produtos tenham maior durabilidade nas prateleiras, para que durem mais e tenham uma melhor aparência para você. Sabe o que é feito? São adicionados conservantes, corantes, aromatizantes, para realçar o sabor do alimento e para que você goste na hora de comer. É adicionado grande quantidade de sódio, de açúcares diversos (sacarose, glicose, maltodextrina) e muitos outros ingredientes de nome difícil, e que só deixam o produto cada vez menos adequado para o consumo. Vou citar alguns para entender melhor: biscoitos tipo “fit”, que na verdade não são nada saudáveis. Pães que se dizem integral, sucos onde diz no rótulo: contém frutas ricas em vitamina C, e sinto muito, é mentira, o que está escrito no rótulo! Preciso lhe dizer a verdade, e claro, as barras de cereais, que também dizer ser saudáveis e sendo bem sincera a maioria que tem, são ricas em puro açúcar e sódio.

Bom, deu pra compreender então, que existem produtos industrializados, nocivos a nossa saúde, mas graças a Deus, existem os produtos industrializados nas lojas, nos mercados que vendem produtos naturais, onde esses produtos, contém uma adição de ingredientes mais naturais e ricos em fibras, zero açúcar, zero glúten e pouca quantidade de gorduras trans. Nossa! Quantas variedades e tipos de produtos!

 Eu  quero te dizer, que sei como é difícil, saber se o produto é saudável ou não, que você fica confuso e leva o que acha que é melhor pra sua família. E que falta melhores informações nos rótulos e mais segurança na hora de fazer suas compras.

Fique tranquilo, estou aqui para te ajudar muito e mostrar a nutrição de verdade, o que o corpo precisa realmente, sem precisar ficar indo atrás de dietas da moda, de produtos da moda e o que aparecerem nas mídias.

Em primeiro lugar, para o ser humano ter uma alimentação saudável e balanceada, ele precisa de 5 grupos de alimentos: PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, VITAMINAS E MINERAIS.

Em relação a proteína, a função dela ao nosso organismo, é de dar sustentação aos músculos e deixar você mais forte. Ela é encontrada tanto em fontes animais em: ovos, peixes, carnes e aves, como vegetais nos grãos e leguminosas. Só que a proteína, para cada organismo, reage de uma forma no seu corpo e existe uma quantidade adequada para cada faixa etária. A carne de boi e o ovo, pode fazer muito bem para a pessoa e que tenha uma boa digestão, mas quando ele consome peixe, ela se sente mal, seu corpo não a aceita. A lentilha ela tentou comer, alguns dias, e não foi bem aprovada, e vegetais gosta bastante de couve e brócolis. Esse é um exemplo de hábito alimentar, ela é carnívora, e está satisfeita com seu corpo. Não consome proteína em excesso e faz um bom consumo de frutas e vegetais.

Agora, quero falar de exemplo de pessoa que consome apenas alimentos ricos em proteína vegetal, essa proteína está cada vez mais “bombando”, ou seja, que o interesse das pessoas está aumentando cada dia mais, existe a proteína de soja texturizada, hambúrgueres de soja, produtos veganos, com aparência de linguiça, mas que na verdade tem proteína vegetal, o queijo feito de oleaginosas e também não posso esquecer de dizer dos “leites” vegetais, que na verdade, tem aparência de leite, e é feito com extrato de amendoim, extrato de coco, extrato da amêndoa, e é uma delícia! Essa pessoa, tem um hábito alimentar diferente: vegetariana, ou seja só consome alimentos de origem vegetal, exclui totalmente a carne, por opção sua. Outros tipos de vegetarianos, os lactovegetarianos (utilizam leite e laticínios na sua alimentação), os ovovegetarianos (utilizam ovos).

E para finalizar o açúcar, coitado dele, a maioria das pessoas diz que é o vilão, onde alguns preferem adoçantes no lugar do açúcar comum, e existem também os fãs do açúcar demerara, mascavo, açúcar de coco, entre outros. Mas eu te pergunto, depois de saber de tudo isso, observar que o mercado de produtos está modificado e que existem inúmeras possibilidades de escolha na alimentação, vem a pergunta, qual a melhor e mais recomendada? Devo ser vegetariana ou vegana? Devo excluir o açúcar ou não? E a resposta é a seguinte: Conheça seu corpo, escute o que ele tem a dizer, veja que alimentos fazem bem a sua digestão e exclua os que não fazem, e procure consumir como disse, os 5 tipos grupos de alimentos, na quantidade adequada e tenha uma alimentação variada.

Por favor, sem terrorismo nutricional! Nem todo mundo precisa excluir o leite de vaca, nem todo mundo precisa se tornar vegano com o tempo, cada organismo vai se comportar de uma maneira, vai necessitar de tal tipo de proteína. Pode ser que o leite de vaca, não faça bem pra você atualmente, então, uma alternativa é substituir por leites vegetais, pra outra pessoa o glúten (farinha de trigo) faz mal ao seu organismo, causa constipação, gases, e por isso começou a diminuir o seu consumo porque foi necessário. Sim! O glúten é considerado vilão por aumentar seu peso e deixar as pessoas inchadas, só que se a pessoa quer perder peso e não é celíaca, se sente bem com o glúten, que tal consumir em pequenas quantidades a farinha de trigo integral para ver como reage seu corpo?

Se a pessoa gosta de leite de vaca, sempre tomou, que continue tomando se faz bem a ela. A pessoa que deve deixar de tomar o leite de vaca e excluir totalmente é a que for alérgica a proteína do leite ou intolerante a lactose. Isso que realmente importa! Chega de terrorismo nutricional, chega de ir atrás das dietas da moda!

É MUITO triste, para nós profissionais, ver todas essas notícias de pessoas ficando doentes para ter o corpo tão desejado, e ir atrás de dietas radicais e outras soluções milagrosas. O nutricionista é o profissional adequado para saber que tipo de alimentação deve seguir, ele vai te dar a recomendação de proteína, lipídios, carboidratos, vitaminas e minerais necessários ao seu organismo. Ele é que vai te ensinar a fazer receitas caseiras e práticas, orientar como ver o rótulo de maneira adequada, vai te mostrar os benefícios dos alimentos, vai te mostrar como temperar um prato salgado sem usar caldos industrializados e molhos fortes, vai te orientar onde fazer suas compras, como fazer e se for preciso você terá um plano alimentar adequado pra sua idade, peso e altura e de acordo com suas preferências. O NUTRICIONISTA está aqui para te ajudar, te tranquilizar e cuidar da sua saúde. Procure um nutricionista mais próximo da sua cidade, e aprenda um incrível mundo de sabores e delícias da culinária saudável, sem radicalismo, sem medo de comer e de culpa na consciência.

Eu como nutricionista, estou à disposição para qualquer dúvida que vier a surgir, seja sobre algum alimento se fas bem ou mal, alguma receita que queira aprender ou produtos que você costuma comprar no supermercado e tem dúvida se é saudável!

Um grande beijo da nutri:)

1 Comentário
  1. Camila Freitas 2 meses atrás

    Maravilha Bruna, dicas muito boas, mas bem isso que tu faliu, as vezes por falta de tempo a gente caba comendo mal, eu to tirando o doce e diminuindo o pão agora.
    Quando puder escreve um receitinha de bolo fácil e saudável pra gente!
    Beijos.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account