Um pouco antes de eu partir para meu intercâmbio, ouvi diversas coisas… Recomendações, dicas e até mesmo ”avisos”. Eu sempre fui muito receptiva e ouvi e guardei tudo o que me falaram. Inclusive quando ouvi essa frase: ”Amigo de intercâmbio não dura.” Uns diziam para eu me preparar, outros apenas repassavam o que haviam ouvido, mas a verdade é que ouvi isso diversas vezes. Depois de algum tempo de volta ao Brasil e lembrando de todas as pessoas que passaram pela minha vida naquele período, é impossível lembrar da bendita frase e não pensar a respeito.

 

Se tem uma coisa que me faz feliz é fazer amigos! Mas a verdade é que o mundo real é um pouco cruel e decepções são parte do pacote. Pessoas muito próximas são as que têm mais potencial para nos ferir, porque são obviamente as que mais valorizamos.

Quando partimos para um intercâmbio, descobrimos um mundo novo. Não apenas porque estamos indo a um novo lugar, mas porque as mudanças são tão bruscas que acabam tendo um grande impacto em nós. Tudo é muito intenso! E junto com a mudança de país, idioma e fuso horário, há a mudança de companhias. Estávamos acostumados a estar perto de nossa família e amigos, mas agora quem nos acompanha são pessoas que nunca haviamos visto antes e muitos deles estão lá descobrindo um mundo novo também, ou seja, estão no mesmo barco que nós.

É por isso que nos apegamos tanto em tão pouco tempo. E não se iluda! Até a pessoa mais fria e calculista acaba se apegando às pessoas de forma fácil e rápida. Acho que é o instinto animal que nos faz querer estar em ”manada” como forma de busca por segurança e estabilidade.

O que a gente não conta talvez para não chatear os antigos amigos, é que consideramos esses novos laços realmente fortes – pelo menos enquanto estamos lá. E aí reflito sobre a bendita frase… Quando retornamos do intercâmbio voltamos  – normalmente – para a mesma cidade que vivíamos, mesma rotina, mesmos amigos. Aquela intensidade do intercâmbio vai passando com o tempo e é aí que os tais laços são testados.

Eu já vou antecipar e contar que muitos amigos nunca mais vão te mandar mensagem, ou curtir uma foto sua. Não importa se te abraçavam e juravam amizade eterna dizendo que iriam te esperar voltar – eles vão (com perdão da palavra) cagar para você! E não adianta tentar se preparar para isso. Nós nunca estaremos preparados para isso, mas saber que acontece com todo mundo talvez te traga um pouco de alento.

MASSS eu preciso dizer, em alto e bom som. Amigo de intercâmbio dura! – pelo menos o que é verdadeiro. Amigo de intercâmbio chora e ri contigo, te empresta dinheiro, divide comida, te irrita com barulho no quarto, te abraça quando você nem sabe que precisa, te indica emprego, pede ajuda com inglês e te força a sair cansado. Mas amigo de intercâmbio dura, porque se torna irmão. E mesmo depois de meses, ou anos, ele continua lá para você. Seja via mensagem no whatsapp ou ligação no skype. Ele se importa, porque ele se tornou família. Porque ele lembra dos momentos que você esteve lá, dividindo a vida com ele.

Muitas pessoas se afastaram de mim, mesmo eu tentando manter contato. Confesso que não fico feliz qundo penso nisso. Mas quando vi minha amiga francesa fazendo planos para vir ao Brasil me ver eu chorei de alegria. Quando meus amigos – um de cada canto do mundo – pararam tudo e fizeram vídeos para me ajudar em um trabalho da faculdade, eu me surpreendi. Quando eu recebi trocentos audios durante o St. Patrick’s Day de pessoas dizendo que eu fazia falta ali, quando uns amigos irlandeses me ajudaram numa competição, quando as meninas se reuniram para me desejar Feliz Natal e toda vez que recebi mensagem dos meus amigos, que hoje estão espalhados por esse mundão, falando comigo com a mesma proximidade como se o tempo não tivesse passado… eu suspirei aliviada!

É claro que fiz minha parte! A gente só recebe o que transmite e girl, manter os laços foi algo que sempre busquei. Porque se tem uma coisa que me faz feliz é fazer amigos. Mesmo sabendo que decepções são parte do pacote.

 

Quando parti para um intercâmbio, descobri um mundo novo.

E esse mundo é repleto de pessoas normais, mas que fazem a minha vida muito mais colorida!…

 

 

 

 

Instagram: https://www.instagram.com/rakellish/

Facebook: https://www.facebook.com/rakellish

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChkuM_Wr4vMLMKV_Rc2fBxw

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account