Aprenda a gerenciar o seu tempo com esses 7 passos! – BLOG DE TODAS

As tarefas de casa, filho, trabalho e muitas outras vão nos consumindo e muitas vezes não temos tempo pra relaxar ou cuidar de nós mesmas, não é mesmo?

Mesmo que você faça uma lista de atividades, muitas vezes fica difícil de cumprir. Isso acontece, pois as tarefas não estão sendo corretamente planejadas e de uma forma viável, não adianta colocar 50 tarefas para um dia já que provavelmente não vai ser possível cumprir, você vai ficar frustrada e ansiosa e isso vai virando uma bola de neve.

Outro fato que acumula tarefas é a procrastinação, ficar deixando tudo pra depois para aproveitar os prazeres momentâneos (novela, internet etc.) é um verdadeiro “tiro no pé”, mas isso é assunto para outro texto. Sem falar no fato de que muitas vezes não sabemos delegar as tarefas, tanto no trabalho como em casa. É preciso aprender a delegar e a dizer não quando realmente estiver com acumulo de atividades, isso vai ajudar você a não se sentir sempre devendo alguma coisa para si e para os outros.

Abaixo eu listo um passo a passo simples e efetivo que vai ajudar você a colocar a vida em ordem e nunca mais acumular as tarefas.

Antes de começar, é importante listar todas as tarefas diárias que já são rotina, assim você vai conseguir dimensionar quanto tempo você tem disponível no dia para as demais atividades.

  1. Liste todas as pendências: tire uns minutos só para isso. Descarregue mesmo, tire da cabeça e passe para o papel.
  2. Ao lado de cada tarefa dê uma nota de 0 a 10 para cada categoria: importância e urgência.
  3. Para cada tarefa some as duas categorias.
  4. Para aquelas com nota abaixo de 10 reflita: é mesmo necessária? Se não, risque imediatamente.
  5. Se sim, faça outra pergunta, posso delegar? Se Sim, pinte de amarelo. Se não, siga os passos do item 6.
  6. Aquelas entre 11 e 16, coloque ao lado a data necessária e VIÁVEL para cumpri-las e se comprometa em executar para que não te sufoque outra vez.
  7. Já para aquelas tarefas com nota acima de 16, pinte de vermelho e FAÇA-AS AGORA. Se forem muitas, defina quantas podem ser realizadas por dia, foque nelas e vá riscando até terminar.

Sempre que terminar uma tarefa, é importante riscar ela ou colocar um ok ao lado, você não sabe o alívio e a alegria que dá.

Após essa categorização, para facilitar o planejamento você pode cadastrar compromissos e tarefas em um aplicativo de agenda (agenda do Google ou Outlook por exemplo) para que fique tudo registrado e você possa receber a notificação no dia e hora certa em que é preciso realizar. Se achar melhor pode utilizar também a boa agenda de papel, o importante é o planejamento e o cumprimento das ações.

Você pode manter essa lógica de organização para tudo na sua vida, deixar 1 hora por semana na agenda para revisar o planejamento, repriorizando e incluindo novos compromissos, ou utilizar quando sabe que vem um período com muitas atividades como o final do ano que já está logo aí por exemplo.

Agora mãos à obra e me contem como foi!

Abraços!

Para falar comigo, escreva para: coachraissa@hotmail.com.

Me encontre também nas redes sociais:

Instagram: @coach_raissa

Facebook: Coach Raíssa Markoski

Abraços!

 

Raíssa Markoski, Coach de Carreira e Realização Pessoal e Administradora de Empresas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account