Até quando amamentar? – BLOG DE TODAS

Fui desafiada a escrever esse texto. Até quando amamentar? Mas deixa eu contar para vocês: eu não sei!

Vou decorrer sobre este assunto, mas não tenho receitas prontas. Descubro o que fazer a cada dia. Não sou médica, nutricionista ou especialista no assunto. Mas sou MÃE!

Mãe que amamenta, que ama amamentar!

Amamentei minha filha mais velha até os seus 1 ano e 7 meses. Sofri as dores de ver o peito inchar, endurecer… e no seu 4º dia de vida amamentei-a segurando a mão da minha mãe e escorada no ombro do meu marido, tamanha dor e desespero. Mas venci, estes dias logo passaram e o ato de amamentar tornou-se dócil, tranquilo, momento de troca afetiva só nosso. E de repente, a quantidade de mamadas foi diminuindo, e meu peito já não produzindo tanto… nossa sintonia fez com ela parasse de mamar e eu parasse de produzir mutuamente, como num passe de mágica, tranquilamente, sem sofrimentos.

Agora tenho o meu filho, 1 ano e 9 meses e 20 dias, mamando!

Ele mama… e como mama… durante o dia (geralmente 4 vezes) e também a noite (geralmente de 2 a 3 vezes). Ele quer mamar e meu corpo ainda quer amamentá-lo. Ontem tive um passeio da escola sai as 8:00 de casa e retornei as 16:00. Meu peito parecia que ia explodir! Quando me viu, ele foi logo me pegando pela mão e levando para o sofá: “Tetê mãe!”

Ele já come de tudo. Então o “mama” é uma forma de ligar-se a mim. É mais relação do que alimentação. É mais aconchego do que fome. Mas… sou humana e as vezes canso… ele está grande e pesado, tem momentos que o prazer fica de lado e toma conta o desconforto…

Mas nestes momentos me lembro que esta dor é esquecida logo. E quando eu menos esperar, já não serei o centro das atenções dele, logo ele estará independente, cheio de vontades, mais autônomo, dono de si… e o que me restará serão estas lembranças.

Aos poucos estou tentando que a quantidade de mamadas vá se reduzindo, mas não quero parar de amamentá-lo.

Por isso, não há receita, há amor… enquanto este amor fizer com que meu corpo produza leite e meu filho o deseje, estarei aqui para amamentá-lo.

 

 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição

Colossenses 3:14

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account