Recentemente uma amiga me mandou uma mensagem perguntando: “Como foi sua viagem para Buenos Aires? Chegou sozinha?”. Ela chegou recentemente de sua primeira viagem internacional, mas como nem tudo são flores, passou alguns perregues que a deixaram meio insegura. Masss, viajar é aquela coisa… basta o primeiro carimbo no passaporte para nunca mais querer parar – mesmo que existam alguns medos. Para você, que também está pensando em turistar solita e visitar nossos hermanos argentinos eu vou ser bem sincera e abrir o jogo sobre BsAs.
Raquelli, é seguro viajar sozinha para Buenos Aires??
Então, depende! Lá nao é violeeento, mas você tem que estar atenta 100% do tempo porque roubos são comuns. Quando peguei o ônibus em Libres (atravessei a fronteira em Uruguaiana ? Paso de los Libres) fiquei meio insegura… eles vão parando em vários lugares e nem sempre avisam onde estão, então eu ficava meio nervosa de perder a saída correta.
Quando cheguei lá, fiquei tipo: “E agora?”. O terminal rodoviário de BsAs é gigante e eu não conseguia nem entender onde era a entrada, ou a saída. O que me salvou foi que dentro do terminal encontrei um escritório de informação e lá consegui sentar, carregar meu cel, ganhar um mapa, fazer o Sube (cartão para acessar metro, trem e ônibus), me aquecer (pensa no frio de inverno das 8h da matina!) e o melhor foi que as atendentes me explicaram várias coisas sobre localização e segurança, o que me deixou mais tranquila, e o resto foi de boas!
Tá certo que não achei o hostel tão fácil na primeira vez (mais alguém aí com problemas para se localizar? kkkkk), mas a localização era ótima, no segundo dia já tava adaptada à tudo e a trip foi ótima. Maaas, não turistei sozinha em nenhum momento. #sincerona Reencontrei uns amigos horas após minha chegada, porém pelo que percebi alguns lugares são bem tranquilos de andar sozinha, no entanto em alguns outros é importante cuidar o horário que for (Caminito por exemplo!), as ruas que pega…
Acredito que se você estudar o mapa da cidade antes de ir, ver certinho o nome das paradas e da rua do hostel, será tranquilo se virar por lá! Não usei o Tripadvisor porque estava acompanhada por residentes locais, mas recomendo, pois muitos lugares de alimentação são bonitos, mas não oferecem comida boa – sério!
Ah, tenta fazer tudo de metro também, se precisar de bus vê direitinho antes de sair o lado correto da rua, o número dele, a parada que vai descer… porque usar cel dentro do bus e na rua é complicado, eu evitava. O metro tem wifi, o que ajuda bastante.
Eeee, fazer amigos é muito bom! Se encontrar parcerias no hostel para turistar junto, não hesite. Minha viagem ficou bem melhor -e segura- graças a isso, mesmo já estando acompanhada.
É isso! Espero que essas dicas te ajudem durante a viagem e se você ainda não pensou em visitar a Argentina, não perca tempo! É pertinho e um destino com muitas surpresas agradáveis. Ah! Viajar solita pode ser meio assustador no começo, mas uma das melhores coisas que podemos experiênciar.
Um beijo e até a próxima!
Rakellish