Como conseguir foco nos estudos?

Um item muito importante para o estudo render e entrar na cabeça é ter foco. Principalmente hoje em dia com tantas coisas para distrair. Foco é o que menos se tem na hora de estudar. Difícil mesmo com tantas distrações como computador, televisão, celular, redes sociais virtuais e reais e assim por diante.

Cada um tem seu estilo de estudo. Mas é preciso ser sincero se o seu jeito de estudar ajuda a focar e apreender o conhecimento ou aumenta a dispersão.

O foco não cai do céu, tem que se esforçar. Mas não precisa ser um grande sacrifício. Tudo depende de cada um. Encontre o seu caminho. O foco é importante para que o estudo flua ou o trabalho renda.

Abaixo algumas sugestões:

– Meditar ajuda a acalmar a mente e desta forma a ter foco. Nem que seja 5 minutos antes de começar os estudos. Pare e se concentre apenas na respiração. Isso ajuda na “descompressão” da rotina acelerada para entrar num ritmo mais calmo.

– Olhar para uma mandala ajuda a focar. Olhe bem para o meio por alguns minutos. Pintar uma mandala também ajuda nesse processo. Quanto mais pratica, mais fácil fica para alcançar o objetivo. Existe uma grande variedade de mandalas disponíveis em livros ou na internet para baixar.

– Alecrim, seja em chá e/ou spray é um estimulante para a memória.

– Crie um ambiente propicio para o estudo: Iluminação (se possível natural), posição confortável, material didático organizado.

– Determinar um período para estudar e respeitar esse horário. De preferência que seja no mesmo “bat local” e “bat horário”. Ajuda a criar a energia para o momento de estudo.

– Florais podem ajudar. Por exemplo: Fórmula do Exame e/ou Fórmula do Aprendizado dos Florais de Minas. Perto do período das provas.

– Fazer atividades que ajudem a relaxar o corpo e a mente como a yoga. Reiki e massagem relaxantes para tirar os nódulos que podem formar pela tensão na expectiva das provas.
Tudo tem seu tempo. O corpo e a mente não agüentam exageros. Tenha hora para estudar, trabalhar, descansar e se distrair. É importante um equilíbrio mesmo no período de provas seja para o colégio ou concurso. Focar nos estudos, mas não pode esquecer-se do resto. Diminua as outras atividades, mas não as elimine da rotina.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

2 Comentários
  1. Camila Freitas 11 meses atrás

    Adorei Andrea, vou comprar um mandala bem lindo pra me acalmar, sinto que quando para pra estudar minha cabeça está em outras atividades, assim não consigo manter o foco! ótimas dicas!

    • Autor
      Andrea dos Santos Leandro 11 meses atrás

      Oi Camila!

      Sugiro começar a respirar devagar, prestando atenção na mesma. Quanto mais treinar mais a mente se oxigena. Assim ajudando a ter foco. A mandala também contribui ao olhar para o seu centro. Então respira devagar olhando para a mandala. Acredito que é um bom exercício antes de estudar e os benefícios para o corpo e a mente são maravilhosos! Bjs!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account