Tenho o hábito de ler a Bíblia diariamente. E percebo que um grande número de pessoas a considera um livro religioso. Para mim é o livro da vida, minha e sua. Muitas das suas narrativas e personagens espelham nossos conflitos, aflições e questionamentos, ao mesmo tempo que trazem compreensão e esperança. Se alguém quer realmente aprender a viver é nesse livro que irá adquirir o conhecimento e sabedoria necessários para isso.

Lendo a história de Davi e seu combate com Golias extraí algumas dicas preciosas para utilizar frente aos momentos difíceis que surgem em nossa jornada. A história completa está em I Samuel 17. Aqui, farei apenas um breve resumo para ativar a memória.

O período em que ocorre a narrativa é marcado por constantes guerras e disputas por domínio, poder e posses.  Os soldados e o povo em geral, frequentemente, tinham seu emocional abalado pelas circunstâncias: tamanho do exército inimigo, fama de seus fatos heroicos, transmitidos de boca em boca ou a presença de objetos sagrados como a arca da aliança.

Davi deixa o campo e o cuidado das ovelhas para levar mantimento aos irmãos no campo de batalha. Ali ele se depara com o exército de Israel em pânico frente as ameaças do herói filisteu com quase três metro de altura. Num estado emocional muito diferente dos soldados hebreus, Davi aceita o desafio de enfrentar o gigante e é imortalizado pela sua coragem e bravura.

Davi é um observador da situação enquanto seus compatriotas estão imergidos nela. Primeira dica: resista ao instinto de afundar-se no problema, caso contrário, ele engolirá você. Mantenha seu foco na solução e não no problema. Muitas vezes, somos levados a pensar negativamente, alimentando um sentimento de auto piedade e sofrimento. Resista.  Olhe para a situação como um observador, como alguém fora daquele contexto e libere sua mente para fazer um inventário de tudo que pode ser usado para uma boa solução.

Davi lembrou como havia sido vencedor numa luta contra um leão e também contra um urso. Segunda dica: traga à memória tudo o que pode lhe dar esperança. Lembre a superação de outros momentos difíceis, lembre da sua história, seus dons e talentos, seus pontos fortes e todas as pessoas que te ajudaram a chegar até aqui, lembre de como as situações vividas lhe fortaleceram e lhe permitiram ser quem você é. Dica extra: escreva, deixe tudo registrado. Escrever   permite uma organização mental num nível mais elevado e  traz clareza.

Davi ouviu falar de um prêmio oferecido pelo rei para quem aceitasse o desafio de enfrentar o gigante. Terceira dica: para quem é otimista sempre há algo bom em toda a situação, procure enxergar os ganhos pessoais que virão depois deste trecho da sua caminhada. Olhe sempre para frente, tenha um alvo!

Davi foi criticado por ser jovem e inexperiente. Quarta dica: somos facilmente manipulados por notícias, comentários, números, estatísticas, pesquisas e, sobretudo, pela opinião dos outros sobre nós. Descubra seu propósito e estas vozes se calarão, a vida terá sentido e as adversidades do caminho resultarão num valioso aprendizado.

Sempre é possível aprender muito!

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account