Você mulher sofre com esse mal? Não sabe o que fazer e que alimentos pode consumir?Vou te ajudar então..
Primeiramente você deve estar se perguntando o que é, então vou responder, é a mesma coisa que intestino preso ou prisão de ventre, dificuldade de ir aos pés. Pode ser referido pela pessoa como fezes endurecidas, esforço excessivo para evacuar ou sensação de evacuação incompleta.
Você sabia que 20% da população mundial sofre com constipação intestinal, e é mais comum em nós mulheres? São inúmeros os fatores de risco:
– ingestão de água insuficiente
– excesso de medicamentos como anti-flamatórios e antidepressivos;
– Ter alimentação irregular e pouca quantidade em fibras e aumento no consumo de carboidratos simples, como biscoitos, pães doces, açúcares em geral
– falta de atividade física
– não ter horário regular para ir ao banheiro(evacuar), pois tem vergonha de ir, inventam desculpas e ficam segurando a vontade! Isso faz um mal danado…

Segundo Andrade et al(2003), relatam que a constipação é também conhecida por obstipação intestinal e decorre de fatores fisiológicos diferenciados do processo de defecação, sendo que sua caracterização depende do número de evacuações, do peso total das fezes, do tempo de passagem do bolo fecal pelo trato intestinal, como também da quantidade de água nas fezes que, estando abaixo de 75%, a tornará de consistência endurecida, dificultando sua eliminação.
E então necessito tocar naquele assunto que muitas pessoas vão dizer que é bobeira, achar engraçado e que não precisa de horários regulares. Mas vem cá, você que sofre com intestino preso tem mal humor , desconforto abdominal e não aguenta mais esse mal estar e faz de tudo para seu intestino melhorar de uma vez por todas , comprando o laxante mais barato na farmácia e assim tenta resolver o problema e NÃO resolve!!E você só consegue ir ao banheiro normalmente com laxantes, remédios para estimular o peristaltismo intestinal(como funciona o intestino) e sem perceber está causando grande problema a sua saúde. E estou aqui para te dar  uma grande noticia boa, não precisa tomar mais esses medicamentos e nem algo forte para aliviar esse desconforto! Você pode resolver nos primeiros dias que sentir mais estufada, com gases e mais de 2 dias sem ir ao banheiro. Sim!!Os dias adequados para evacuar são 2 a 3 vezes por dia, e sem precisar fazer esforço demais.
O remédio mais natural e prático para evitar constipação é tomar ÁGUA em quantidade adequada. E qual é essa quantidade recomendada nutri? O recomendado é de 6 a 7 copos de água por dia, mas pra chegar a essa quantidade, vai depender do hábito da pessoa, se ela já toma pouco líquido e consome muitos alimentos ricos em carboidrato e não tem costume de comer frutas e legumes no dia, então ela precisa com certeza, beber vários copos de água, mas sempre aos poucos .E quem já toma água várias vezes por dia, que continue tomando..
Nosso corpo é constituído de 70% de água. Ela é o melhor remédio natural e essencial para que todos os órgãos do nosso organismo funcionem corretamente. Por isso é preciso hidratar seu corpo, todos os dias, com água pura, e não chimarrão, suco, entre outros líquidos. Você sabia que tem pessoas que tem dor de cabeça e outros sintomas r devido não beberem água o suficiente? Pois então, agora que já sabe que ela é importantíssima, reflita sobre seus hábitos antigos, e diminua ingestão de refrigerante, ingestão de biscoitos, consuma fibras, como farelo de trigo, linhaça, aveia, consuma também frutas que tem grande quantidade em FIBRAS como laranja, manga, mamão, também tem as frutas secas como ameixas secas e uva passas,e outros alimentos benéficos são as chamadas oleaginosas que são: amendoim ,castanhas, entre outras. Todas elas são ótimos laxantes naturais, e você pode consumir de várias formas, no suco de mamão, num bolo de aveia com banana e frutas secas, o amendoim na salada de frutas, etc. .Além das frutas consuma um ou dois tipos de vegetais folhosos como couve, brócolis, espinafre e IMPORTANTE faça aum tipo de atividade física . Só assim seu intestino funcionará muito melhor!
Não deixe de consumir esses alimentos citados e evite alimentos que tem o efeito contrário, eles tendem a trancar o intestino ,são eles: farinha branca, como pães, biscoitos, macarrão, arroz branco, frutas como maçã e goiaba e raízes como a mandioca e batata doce.
Vou dar aqui algumas receitas práticas para evitar esse mal que ocorre principalmente entre as mulheres:
Água de ameixa:
– 1 litro de água com três ameixas secas.
Coloque num copo e tampe com um guardanapo, deixe a tarde de molho e no dia seguinte, retire as ameixas e tome toda a água.
Dica: As ameixas você pode colocar na batida de frutas é delicioso! A receita é: uma banana bem madura, uma colher sobremesa de mel, três ameixas secas e um copo de iogurte natural ou um copo de leite integral gelado. Bata tudo no liquidificador.
Suco laxativo:
– 100ml de suco de laranja
-2 colheres (sopa) de suco de mamão e ou abacaxi
-1 colher de sobremesa de farelo de trigo ou aveia em flocos finos
-1 colher de sobremesa de mel (opcional)

Fonte: retirada do Manual de Dietas,autora Gildete Borges Fernandes

Bom espero que tenha ajudado , aqui passei todos meus ensinamentos da faculdade de nutrição e desejo muito que os alimentos sejam usados para tratar vários sintomas do aparelho gastrointestinal. Alimentação natural é o melhor caminho para todas vocês terem melhor qualidade de vida e assim evitar esses sintomas desagradáveis como hemorroidas, gases e impedir que evolua para algum tipo de doença intestinal. Agora que tal fazer uma dessas receitas que passei e compartilhar com algúem que necessita muito dessa informação?

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account

Pular para a barra de ferramentas