Veja dicas de como deixar sua casa parecida com a sua origem

Toda pessoa tem  uma origem familiar que define os gostos, a personalidade e toda a cultura que passa de geração em geração. Com tantas tecnologias à nossa volta, às vezes fica difícil resgatar essas origens e trazer para perto o que vive dentro de nós. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para deixar a decoração da sua casa com o país de origem da sua família.

Conheça sua árvore genealógica

Com certeza você sabe de onde os seus pais, avós ou até mesmo bisavós vieram. Mas será que realmente você conhece as origens do seu sobrenome? A dica mais simples para deixar o seu apartamento com a sua cara é conversar com a sua família e investigar.

A árvore genealógica é um bom começo para levantar a história da sua família. Ela nada mais é do que uma representação gráfica das conexões familiares e entre indivíduos, trazendo nome, data, origem, relação, fotos, data de falecimento e todas as informações que você consiga reunir. Por exemplo: 

Os pais da sua avó se chamavam Maria e José, eles tiveram duas filhas que se chamam Paula e Márcia. Paula casou-se com Pedro e Márcia casou-se com João. Paula e Pedro tiveram dois filhos, Miguel e Rafael. Já Márcia e João tiveram apenas um filho, Fernando. 

Miguel casou-se com Camila, enquanto Rafael continua solteiro. E por aí vaí… Conforme acontecem mudanças na família, você insere na árvore e vai formando a origem de sua família. 

Pesquise os elementos culturais da sua origem


Após colher as informações da sua árvore genealógica, chegou a hora de conhecer mais sobre a decoração típica do país de origem da sua família. Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar a identificar os elementos para tornar sua casa ainda mais especial e cheia de cultura. 

       Conheça os costumes locais: cada país tem o seu costume local que preservado ano após ano. Eles possuem danças? Músicas? Apresentações artísticas? O que eles fazem nos momentos de lazer? Entender estes costumes pode te ajudar a resgatar essa cultura e levá-la para dentro da sua casa. Uma família com descendência espanhola, por exemplo, pode ter o tango como elemento e utilizar como parte integrante da decoração da sala.

       Identifique as cores predominantes: todo local tem suas cores predominantes que são facilmente identificadas. Quando falamos da Itália, por exemplo, lembramos das fachadas de casa pintadas de colorido ao lado dos lindos rios. Já na Grécia, as imagens que vêm à cabeça são das casas brancas com elementos azuis nos detalhes. Confira algumas delas:

Portugal: vermelho e verde

Espanha: vermelho e preto

Brasil: verde e amarelo

Argentina: azul e branco

Alemanha: amarelo, vermelho e preto

França: azul, branco e vermelho

Estados Unidos: azul, branco e vermelho

Japão: vermelho e branco

China: amarelo e vermelho

Coreia: azul, vermelho e branco

Canadá: branco e vermelho


       Pesquise como é a arquitetura do local: cada país possui uma arquitetura única e característica. Em muitos lugares da europa, é comum utilizar esculturas e elementos religiosos. Enquanto no Estados Unidos, por exemplo, a praticidade e modernidade são elementos predominantes. No Japão, a tecnologia toma conta e acessórios criativos como origamis dominam as casas de crianças e adultos.

       Busque os elementos: como citamos acima, cada lugar tem uma decoração predominante e também elementos que fazem parte daquela cultura. Em Portugal, por exemplo, os galos e os azulejos decorados fazem parte das decorações de todas as casas. No Canadá é comum encontrar elementos com a Folha de Bordo ou a Folheada, a flor que consta na bandeira do país e também aparece em quadros, estampas, móveis, acessórios de escritório e muito mais.

Dicas para aplicar a cultura da sua origem na decoração


Agora que você já sabe como identificar a cultura familiar para aplicar na decoração da sua casa, trouxemos algumas ideias para que você coloque a mão na massa e deixe a criatividade fluir. E aqui vale tudo! Quadro, pintura na parede, escultura, flores, livros… O que importa é resgatar a sua origem e levar para dentro do seu lar. Confira: 

Sala: a sala confere diversas possibilidades para quem quer trazer a cultura da família para a decoração. Por ser um ambiente maior, traz a possibilidade de colocar quadros nas paredes, bandeiras, esculturas típicas, uma luminária personalizada, papel de parede ou até mesmo móveis que remetem ao lugar de origem. Em cidades menores, por exemplo, é comum ser utilizada uma decoração mais rústica com madeiras de diferentes tons. 

Cozinha: além da cultura, cada país possui uma culinária única e especial. Imagine como seria divertido uma cozinha com quadros com massas ou embalagens de molho de tomate como porta acessórios? As famílias italianas com certeza iriam adorar esta tendência. Ou se a sua família for portuguesa, pode aderir a uma moda que ganhou o coração dos brasileiros: os azulejos portugueses. São azulejos quadradinhos e pequenos com estampas geralmente com flores azuis. A composição completa em uma parede forma um lindo desenho. 

Quarto: se você possui um apartamento 3 quartos, pode deixar cada cômodo com uma personalidade única e a cultura da sua família. Por exemplo, se sua família for de origem alemã, você pode deixar cada ambiente com uma cor predominante, sendo amarelo, vermelho e preto. 

Escritório: ao buscar um apartamento ou uma casa para alugar em um portal de imóveis, você pode, por exemplo, optar por um que tenha escritório. Imagine colocar uma bandeira do país da sua família ou até mesmo livros de grandes autores? Seria uma grande ideia. Imprimir a árvore genealógica também é uma boa opção.

Jardim: algumas flores também são típicas de cada região e são facilmente reconhecidas. Seja no jardim ou na varanda do apartamento, brincar com estas flores pode trazer ainda mais charme para a sua decoração típica. O Ceibo, a flor vermelha da foto acima, é a flor nacional da Argentina. Muito popular na região, ela pode combinar super bem com o seu jardim, varanda ou um lindo vaso na sua mesa.

3 Comentários
  1. download 6 dias atrás

    You really make it appear so easy along with your presentation but I to find this topic to be really something
    that I believe I’d by no means understand. It sort of feels too complex and extremely large for
    me. I’m taking a look ahead to your subsequent publish,
    I’ll try to get the hold of it!

  2. download 5 dias atrás

    Thanks a lot for sharing this with all people you actually
    recognise what you are talking about! Bookmarked. Kindly also seek advice from my web site =).
    We will have a link exchange agreement among us

  3. Ward 5 dias atrás

    Eu quero te agradecer por isto maravilhoso ler!!!! Eu absolutamente
    desfrutado cada um pouco de isso. Eu tenho você
    livro marcado olhar novo coisas que você postar…

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account