D-OLHO – Aprendizado 1 #DESCARTE … Cadê você ? – BLOG DE TODAS

Oi Bunitas!

Tem coisas que a gente não perde, se livra! Lembrem-se disso! Então, desapega, por favor!

Semana passada iniciamos a falar sobre a filosofia do 5”S” que surgiu no Japão pós-guerra, parte do esforço  que os Japoneses tiverem de reconstruir o país, e assim seguem até hoje com essa filosofia cultivando hábitos saudáveis, e que podemos aprender e aplicar também, começando devagar e sempre, pois nós só evoluímos quando mudamos alguns hábitos e exercitamos novas maneiras de fazer as coisas e porque não aprender com quem já testou e comprovou que deu certo?! Vamos treinar a nossa mente para mudar alguns hábitos?

 Aiii eu poderia ficar aqui conversando sobre o D-OLHO com vocês por várias horas, mas vou tentar ser sucinta hehehe

Então, vamos lá? no Japão? Nãooo, na nossa casa mesmo, no nosso trabalho, vamos arregaçar as mangas e partir DESCARTARRR…..calma aí não joga tudo fora não, calma, não é assim descartar de colocar fora no lixo não! Vamos escolher um lugar para começar, o local do seu trabalho, por exemplo, ou a sua escrivaninha em casa, ou seu roupeiro ( aqui o bixo pega né kkk), ou o armário da cozinha, do banheiro, área de trabalho do seu computador, seus e-mails, fotos do celular, etc..

“Na dia a dia de cada pessoa, há várias atividades que necessitam de recursos como: materiais, máquinas, métodos etc. para sua execução. Você tem por hábito, por acaso, entulhar coisas, escondendo-as nas gavetas? (“Em cima de …”, “embaixo de …”, “atrás de …” etc.) Existe alguma máquina ou equipamento quebrado que não tem serventia?

     Imagine a quantidade de atividades executadas por uma pessoa e os recursos que sobram dessas atividades e que vão se acumulando nas empresas e nas casas. Muitas vezes também esse acúmulo é feito dentro da cabeça das pessoas, com “ideias antigas”, ocupando espaço, atrapalhando as novas ideias e atitudes.

O descarte consiste em eliminar tudo o que não é útil naquela atividade, naquele momento, permitindo, assim, concentrar esforços somente no que é útil.   (Curso D-olho Sebrae), segue link do curso on line e gratuito:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/d-olho-na-qualidade-5ss-para-os-pequenos-negocios,bbc66d6eddca8510VgnVCM1000004c00210aRCRD

  A essência do DESCARTE é : Manter somente o necessário e na quantidade certa!

Antes de tudo, tire uma foto de como está este local que você deseja fazer o descarte, guarde esta foto e marque esta data pois, você não será a mesma depois que tudo começar…

Agora olhe para tudo o que você tem aí em cima da mesa, você vai dizer, mas eu preciso de tudo o que está aqui, e eu vou te dizer, DUVIDO!

E o que você faz com o que descartar? De o destino correto:

·         Funciona? Quem esta precisando?

·         Não funciona? Tem conserto ainda?

·         Vale doar

·         Vale vender

·         Só não vale deixar ocupando espaço se não está usando.

·         Vai usar ainda? Tem certeza? De verdade? Realmente?  Então guarde, ou deixe em um lugar por algum tempo até que você desapegue…

Gente, se você conseguir abrir algum espaço na sua vida, físico ou mental, já valeu esta postagem, espero ter plantando uma sementinha aí dentro e eu realmente espero que vocês consigam descartar algo, e que vocês voltem para continuar os próximos sensos… se alguém quiser mais dicas ou falar sobre o descarte podem me enviar e-mail, terei o maior prazer em multiplicar este aprendizado!

Fiquem em paz!

jansegabinazzi@gmail.com

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account