Oi Bunitas!
Chegando devagarinho para continuar nosso aprendizado do D-OLHO, e hoje entramos na 2ª fase, o senso da ORGANIZAÇÃO, sendo essa, a etapa que mais contribui para o gerenciamento visual!
Na prática anterior, do descarte, foram retirados todos os objetos inúteis; agora é preciso organizar os objetos úteis para facilitar o acesso até cada um deles.
Antes de continuar…quero fazer uma pergunta pra você?! Conseguiu descartar alguma coisa?! Conseguiu desapegar?! Percebeu que a maioria das coisas que enxergamos ao nosso redor, não necessita realmente estar ali?! Que insistimos no excesso, no exagero e no desperdício?! Percebeu também que colocam muita coisa no nosso armário, mesa, “mente”…
Se a resposta de alguma dessas perguntas for positiva, fico imensamente feliz!
A essência da ORGANIZAÇÃO é : Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu devido lugar!
Tudo tem o seu lugar certo, o nosso dia a dia, a nossa rotina pode ser muito mais organizada se a gente permitir, se encontrarmos um lugar para cada coisa não perderemos tempo e energia procurando. Se pegou, larga no mesmo lugar! O prejuízo que podemos ter são enormes quando a desordem se estabelece: tempo, energia, materiais, dinheiro, etc.. hoje mais do que nunca precisamos ser ágil, mais precisos, mais rápidos “sem perder” a essência, e como ser assim no meio da desordem?! Não tem acessibilidade que chegue a tempo né! Como é chato quando alguém nos pede alguma coisa e ficamos procurando..procurando..procurando..e não encontramos…passa um ar de desorganização, uma imagem negativa e não transmite confiança!
· Um é melhor
Quantas canetas você precisa para escrever? Quantas da mesma cor tem no seu porta lápis? E essa calculadora aí, você usa várias vezes por dia? Ela precisa estar em cima da mesa? Aliás, ela funciona? Ta sem pilha? hahahaha
Procure manter próximo ao trabalho apenas o estritamente necessário para sua realização no momento, ou seja: uma caneta, um termômetro, uma ferramenta, uma tesoura, um bloco de notas fiscais, conforme cada caso. Identifique qual o seu material que necessita realmente!
· Organize conforme o uso
Se você utiliza muito um material, o grampeador por exemplo, ele está acessível? Ou você precisa gastar muita energia para pegar? Uma maneira de decidir o lugar onde se colocam os objetos é basear-se na frequência com que são utilizados.
· Controle visual
Se eu pegar um acessório seu, vou saber o lugar para onde devolver? Se o lugar for óbvio, talvez sim, mas que tal colocar uma etiqueta, organizar por cor, por material, desde o conteúdo das pastas dos arquivos, nos escritórios, até as instruções mais diversas, alertas, uso de equipamentos etc. Não se sinta constrangido em investir na visualização, você só ganha com isso!
O cafezinho na sua empresa sempre fica igual? Sempre é o mesmo? Ou naqueles dias que a pessoa responsável não vem, o café fica fraco ou forte demais ?
E porque não colocar a receita escrita na cafeteira? Assim não corre o risco de ficar sem tomar o cafézinhoooo e qualquer pessoa poderá fazer! ??
Ordenar é saber usar e guardar.
Nunca esqueça: depois do uso, tudo deve voltar ao seu lugar.
Padronize!
Segue o link novamente do site do SEBRAE: Onde poderá fazer o curso gratuito do D-OLHO:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/d-olho-na-qualidade-5ss-para-os-pequenos-negocios,bbc66d6eddca8510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Imagem: https://www.mensagenscomamor.com/frases-sobre-organizacao
Espero verdadeiramente que este aprendizado do D-OLHO mude, e transforme tanto seu ambiente físico como mental!
Abraço de verdade gurias!
Fiquem em paz!
Jandara
jansegabinazzi@gmail.com
Jandara Segabinazzi