Olá gente bunita!!!

 O que é bom e faz bem a gente compartilha né!

Hoje quero trazer uma nova proposta pra vocês, de uma filosofia de vida, um aprendizado que muda a nossa vida se colocada em prática, mudou a minha e a minha maneira de pensar e de agir, a Filosofia do “D-OLHO” ou “5S” alguém já ouviu falar?

Eu sou apaixonada por esta filosofia, que através de uma metodologia simples, porém desafiadora de romper com conceitos e preconceitos, busca sensibilizar e mostrar que é possível, a partir da mudança de atitude de cada um, melhorar o ambiente e a qualidade de vida de todos substituindo velhos hábitos tanto em casa, como no trabalho ou em qualquer lugar que for.

Eu já tinha escutado falar em “5S” e até um curso tinha feito, mas nunca com esta essência, nunca tinha visto a prática e as mudanças que poderia fazer na vida e no dia a dia de quem internaliza na sua essência de verdade até conhecer o D-OLHO hà 9 anos atrás quando ingressei na empresa onde trabalho, e foi através do SEBRAE, que implantou e vive na prática, nas ações, nos processos, e na cultura da empresa, e até então a cada ano quando é revisado cada etapa, é notável a evolução de cada pessoa, dos hábitos, das atitudes e pensamentos, até penso que deveria ser ensinado nas escolas, e assim, a criança já poderia crescer aprendendo e desenvolvendo como tema de casa, pensamentos e atitudes saudáveis…



O D-OLHO é, na verdade uma filosofia que surgiu na década de 1950 no Japão pós-guerra. A “Filosofia dos 5S” fez parte do esforço de reconstrução do país e significa Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem mantida, e deriva de cinco palavras japonesas: SEIRI (Descarte), SEITON (Organização), SEISO (Limpeza), SEIKETSU (Higiene) e SHITSUKE (Ordem mantida).. O Sebrae disponibiliza no site um curso gratuito do D-OLHO para melhor entendimento desta filosofia, porém se não colocado em prática, não servirá como aprendizado…

Exige esforço, persistência, coragem e desapego, compensa com muita qualidade de vida, auto – conhecimento, organização e resultados! Exige que você exercite e revise, coloque em prática e revise, refaça e revise e compensa com muita produtividade e desenvolvimento.

Nas próximas semanas vou trazer o significado de cada letra, ou  senso como é chamado no Japão, começando pelo D de descarte, esse senso é de “utilidade”, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis, dando um destino para aquelas que, no momento e no ambiente atual, não são mais necessárias, assim como, descarte de pensamentos e  sentimentos negativos…

Espero que vocês curtam e que aproveitem um pouquinho de cada senso do D-OLHO, na sua vida e que as pessoas notem algo diferente em você! Ficou curiosa? Volte aqui semana que vem…



Até breve, te vejo aqui

Shalom! 

@jansegabinazzi

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account