Desenvolvimento Neuropsicomotor – BLOG DE TODAS

Olá gurias!

Como estão? Estou bem, graças a Deus!

 

O tema do post de hoje é Desenvolvimento Neuropsicomotor.

 

O Desenvolvimento Neuropsicomotor é um processo de maturação e crescimento, o mesmo está ligado à idade, a postura e ao movimento das crianças. Ele depende da biologia, do ambiente e do comportamento, não apenas da maturação do sistema nervoso.

O sistema nervoso central, não está completamente desenvolvido quando a criança nasce, ela precisa dos seus sentidos para interagir com o mundo e essa interação entre a criança e o mundo vai se modificando conforme se desenvolve. Sendo assim, por meio dessa interrelação o sistema nervoso central faz sua evolução, este por sua vez, é um processo de aprendizagem, que vai permitindo um desenvolvimento neuropsicomotor que será crucial para a adaptação das crianças ao meio que vive.

Como todos nós sabemos, cada criança é diferente da outra, uma das causas é que cada uma apresenta um tipo de experimentação com o meio, alguns são mais estimulados que outros, alguns tem características mais dominantes que outras, entre outras coisas. Mas apesar disto, todos devemos passar por alguns marcos motores específicos do desenvolvimento, o que faz com que sigamos evoluindo até um pleno controle do nosso corpo.

Um desenvolvimento neuropsicomotor favorável traz repercussões na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois se tiver alguma dificuldade, isso faz com que a criança recolha-se no meio o qual não domina, consequentemente deixando de realizar ou realizando com pouca frequência atividades especificas.

A maioria das crianças nasce sem problemas de desenvolvimento, mas as diferenças individuais entre elas são muitas, como as características físicas, de temperamento e personalidade, mas a ordem desenvolvimental é bastante previsível.

 

Em outro post futuro, pretendo explicar melhor e mais a fundo cada marco motor. Se não este poste ficará gigante!!! Aguardem!

 

Claro que podemos e devemos estimular as crianças, filhos, sobrinhos, alunos, que convivemos, são coisas simples, que ajudam muito no desenvolvimento das crianças além de criarmos um bom vínculo afetivo com elas.

São necessárias atividades que a envolvem por completo, podendo ser realizados tanto em casa quanto em sala de aula. Estimulam o físico, o cognitivo, o social e o afetivo, sendo assim, o principal e mais completo estimulo é o BRINCAR!

Brincar com a criança, usar a imaginação, usar jogos, brincadeiras em grupo ou individual… O esquema e o plano é BRINCAR! É o exercício mais completo que poderia existir!

Deixe a criança brincar, correr, se sujar, experimentar, dançar, pular… Claro que com cuidado e supervisão!!!

Além disso, outras atividades que impulsionam o desenvolvimento neuropsicomotor também podem ser oferecidos por profissionais da área como: Fisioterapeutas, Psicomotricistas, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Educadores Físicos (cada um dentro do seu quadrado mas trabalhando em conjunto), esses profissionais proporcionam resultados bastante satisfatórios, promovendo uma evolução visível no desenvolvimento das crianças.

Então, nunca é demais ressaltar que as brincadeiras devem ser completamente inclusivas e fazer com que todos se divirtam!

Brincar e se divertir, sempre! Pelo bem das crianças e felicidade geral dos adultos!

Crianças bem estimuladas e desenvolvidas geram adultos de sucesso e seguros para enfrentar o mundo!

Por hora é isso garotas!

Espero que gostem!

Beijão, Raquel.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account