Intitulada pelo The New York Times como “A cinderela do mundo virtual.” Sophia Amoruso narrou sua brilhante trajetória aos 100 milhões de dólares nas páginas do best-seller #Girlboss. Em 11 capítulos Sophia compartilha conosco trechos de sua vida pessoal e profissional, navegando entre eles pensamos inúmeras vezes, isso não é possível como ela sobreviveu a tantos contratempos e chegou ao topo, sem ao menos almejar. Sim, sem almejar, Sophia não planejava tornar sua lojinha de produtos vintage no Ebay à Nasty Gal, em um gigante varejista.
Apesar do conteúdo pessoal exposto no livro, podemos facilmente transferir algumas das experiências de Amoruso para nossa vida, tornando à leitura inspiradora. O livro é recheado de tiradas divertidas, algumas até atrevidas, mas tudo com uma linha narrativa direta. Os capítulos fluem com rapidez, e as frases que intercalam a mudança em cada um deles motivam o leitor. O livro conta ilustrações femininas belíssimas, além de imagens do arquivo pessoal de Sophia e também depoimentos de algumas #Girlboss que valem ser ouvidas. Se você está em busca de uma leitura rápida e inspiradora, escolha este livro. Os pontos abordados realmente levam a uma reflexão, independe se você está ou não no mundo da moda, varejo ou e-commerce. Ele nos inspira a aprender com os erros, não desistir em momentos de total baixa, a trajetória de Amoruso é uma vasta fonte de motivação para nós mulheres, seja você uma jovem recém-formada em busca de seu espaço ou para as mais experientes que precisam se reinventar para seguir em frente. #Girlboss deu origem à série da Netflix, que teve apenas uma temporada, sua protagonista não agradou parte do público, ainda assim recomendo o livro por ser mais completo.
Vou deixar uma das minhas frases preferidas, que figuram nele para inspirar vocês:
“Uma #Girlboss sabe quando dar um soco e como receber o golpe.”
Imagem: Arquivo Pessoal
Coluna postada toda quarta-feira, com dicas de filmes, seriados, músicas e livros. Com conteúdo direcionado para o público feminino, sempre com um toque de opinião e espaço para interação das leitoras. Sintam-se livres para comentar, abraços!
Ana Pereira