Quando memorizamos um texto ou o repetimos muitas vezes,  ele se torna um chavão e pode esvaziar-se, perder o sentido.

Acostumei meus ouvidos ao versículo de provérbios que diz: a mulher sábia edifica a sua casa e a tola com as suas próprias mãos a destrói. Para mim, ele já estava um tanto desgastado até o momento em que voltei minha atenção para os dois movimentos descritos nesta passagem: construir e destruir.

Construir é um movimento que  exige esforço, planejamento, definição, recursos, propósito. Alguém que deseja construir uma casa vai, obviamente, fazer um projeto detalhado de como quer que ela seja, vai escolher o terreno  o material e canalizar seus recursos até completar o que planejou.

Metaforicamente, a casa significa nossa própria vida:  família, carreira, saúde, imagem, legado. O terreno sobre o qual vamos construir representa nossos valores enquanto que o material são nossas palavras e ações. O tamanho do projeto corresponde ao tamanho dos nossos sonhos e à crença de que é possível realizá-lo.

Enquanto edificar  é um processo lento, planejado e intencional,  destruir é rápido, indesejado e, em grande parte,  acidental.

Se pensarmos um pouco, vamos perceber que são necessárias muitas horas de diálogo para  construir uma relação saudável e de confiança mútua e apenas algumas palavras mal ditas para destruir anos de amizade. Precisamos de muito altruísmo para construir um relacionamento a dois que pode ruir ao menor sinal de infidelidade. Assim como  a vida formada tão detalhadamente no seu fascinante processo de desenvolvimento pode ser destruída com uma simples atitude de violência incontrolada.

Que tipo de vida desejo construir? Responder esta pergunta é a decisão de tomar a responsabilidade sobre nossas escolhas. É o  ponto de partida para planejarmos  nossas ações de modo a completar nosso projeto. É certo que vivemos um dia de cada vez e  a soma de todos os nossos dias precisa ter significado, precisa compor o retrato da casa que sonhamos para nós.

Desejo que seu projeto prospere e que a sua casa seja edificada sobre a Rocha,  permaneça firme e seja um abrigo para aqueles que ainda não construíram a sua.

Com amor

 

Adriana Zimmermann

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account