Observe a palavra Canalha, os dicionários mostram como patife, gentalha, desprezível, ralé, velhaco. Observe a palavra invejoso: ciumento, olho grande, ganancioso, cobiçoso. Para mim, todo invejoso é um canalha, pois ele não se contenta em apenas invejar, precisa denegrir, diminuir, fofocar. Agora observe seus resultados. Ele não progride. Se alimenta de xeretar a vida dos outros e quanto mais o tempo passa segue na mesma vidinha de sempre.

Admirar o sucesso das outras pessoas é uma das maiores chaves para a prosperidade. Além disso, nós só temos sucesso quando colaboramos com o sucesso das outras pessoas. Eu só cresço se fizer com que os outros cresçam junto comigo. Mas infelizmente, nem todo mundo pensa assim.

Temos aqui algumas características que entregam a pessoa invejosa. Basta observar com cuidado que você encontrará com facilidade em seu círculo de convivência, pessoas que não se manifestam quando você conquista algo. Elas simplesmente ficam engasgadas e destilam veneno enquanto você vibra. Ou então, ao contrário, comemoram demais, só que de maneira falsa. Algo tão encenado que fica evidente que é uma comemoração carregada de inveja.

A pessoa invejosa tem dificuldade de elogiar. Nada nunca está bom, só as coisas dela é que são ótimas e somente ela pode se sobressair. Quer imitar, mas não quer fazer o esforço que o outro fez para chegar onde chegou, pois não tem a mesma capacidade.

Os invejosos não são muito criativos e geralmente querem assumir a personalidade daquele que admira, fazer as mesmas coisas, seguir os mesmos padrões de comportamento. Quando não conseguem chegar à altura, resolvem denegrir para diminuí-lo, pois sua grandeza o incomoda demais. Daí vem as críticas e os conselhos furados para desencorajar a pessoa a não conseguir o que quer.

Pesquisadores induziram pessoas a sentir inveja e constataram que ocorre o giro do cíngulo anterior dorsal que é uma ativação no cérebro no corpo estreado ventral que gera recompensa, ou seja, gera prazer e motivação ao ver a pessoa invejada se dando mal na vida. Em contrapartida o cérebro apresenta sinais de dor quando vê a pessoa obtendo sucesso em seus feitos.

Para se sentirem grandes precisam diminuir o outro reduzindo suas qualidades a tal ponto como se não tivessem nada de positivo. Às vezes elogiam, mas não sem acrescentar algum adjetivo negativo. O típico comportamento de pessoas canalhas e invejosas.

Se você conhece alguém assim, afaste-se o máximo que puder, pois cada dia da sua vida que você gasta cercado por essa energia, é um dia a menos que você poderia estar investindo em você mesmo e nas relações que te fazem verdadeiramente feliz.

Não há nada mais importante do que a qualidade das nossas relações e não há nada pior para nossas relações do que nos relacionarmos com gente canalha e invejosa.

1 Comentário
  1. Camila Freitas 3 meses atrás

    Verdade Renata, é melhor ficar longe de gente assim!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account