Ontem, me lembrei de uma situação que sempre ocorreu em minha infância: toda a família se reunia para fazer pamonha. Que trabalho em equipe mais formidável ocorria. Cada um com a sua função: uns para tirar a palha, outro ralar o milho, outro encher, outro cortar o barbante, até eu, ainda bem criança, tinha a minha função: tirar o “cabelinho” do milho. Naquele momento, colocava-se o papo em dia, havia união, apoio, desabafo, risos, um momento agradável, finalizado claro, com adegustação do alimento e a expectativa de quando se realizaria o próximo, que sempre ocorria.
Hoje, me questiono sempre quando foi que isso parou. No caso da minha família, ainda não parou, filha de boa mineira que sou, a tradição continua, mas diminuiu a frequência e a equipe, que antes não se cabia à volta da mesa, hoje se resume à uma dupla, com sobrecarga de trabalho.
Será que estamos vivendo dias mais agitados, com menos tempo para lazer e contato junto daqueles que amamos? Ou será que hoje todo esse passo a passo da preparação de um alimento tem sido visto como trabalhoso demais, sendo mais fácil ir direto ao local que já vende o produto pronto? Ou será ainda que a tecnologia nos invadiu de tal forma que não nos permitimos mais esse contato sem a presença da tela touch, aliás, muitas vezes, apenas essa presença basta.
Penso nisso, não pelo alimento, mas pelo distanciamento que tem existido: o isolamento dentro de um contexto. Pessoas que estão presentes fisicamente, mas não se falam, não planejam, não compartilham.
Talvez seja o momento de retomar! Vamos voltar ao nosso trabalho em equipe, seja com família, amigos, mas vamos interagir, independente se há preparação de alimento, ou não, que possamos proporcionar mais encontros e reencontros reais.

Um lindo e positivo dia!

1 Comentário
  1. Bruna Oz 2 anos atrás

    Como é bom saber, que existe uma blogueira mineira, que adora pamonha!!Eu sou gaucha e morei anos em interior de SP, e lá eu comprava pamonha de tudo que é recheio…de queijo, de coco ralado com leite condensado!Sobre questionamento do texto, posso te responder, que sim, as pessoas infelizmente preferem comprar o produto já embalado do que cozinhar! Muitas estão com outras prioridades, excesso de trabalho e deixam pouquíssimo tempo para saúde e contato com família e amigos! Eu adoro me reunir com a familia, alguns finais de semana, aqui em casa é regra, sábado tem encontro com família e um jantar que a mãe faz !

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account

Pular para a barra de ferramentas