Halloween, uma cultura importada – BLOG DE TODAS

 

Na última terça-feira foi comemorado o Halloween, e muito se debate sobre isso, já que não é uma cultura nacional, e sim algo que vem de fora. Alguns são terminantemente contra, que não se deve comemorar algo que não é daqui, já outros gostam, e alguns não se manifestam. Eu participo das festividades do meu condomínio, acho válido, e vou contar um pouco, sobre essa celebração.

 

O Halloween é muito antigo, teve seu início da Irlanda, na cultura Celta, o Samhain, era um marco, do final do verão, e início do inverno, fim das colheitas, e início do novo ano. Eles acreditavam que nessa noite, o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos, caia, e eles podiam transitar pelos dois mundos, por isso o costume das fantasias de monstros e criaturas horripilantes. Muitos séculos depois que foi substituído pela celebração católica do Dia de todos os Santos, e Dia de Finados, devido a coincidência das datas. Criando então o Hallowe’em, abreviatura de Allhallow-even, noite de todos os santos.  Muito popular em toda a Europa, onde por séculos e séculos, comemorou-se, e até hoje várias culturas cultuam seus mortos. Depois de sua colonização os Estados Unidos, tem o costume de comemorar o Halloween, lá é muito forte, a cultura foi disseminada pelos descendentes de irlandeses, que chegaram na América.

 

Vi várias manifestações nas redes sócias contra a comemoração aqui no Brasil, entendo a posição destas pessoas, de não termos necessidade de importar outra cultura, sendo a nossa, tão rica, de que devemos valorizar o que é daqui. Nossas festa são muito importantes, e acho que merecem muito mais atenção do que tem, que devemos dar mais importância ao nosso próprio folclore. Concordo que já valorizamos de mais o que vem de fora, sendo que eles não nos valorizam, enfim, as discussões são muitas, concordo com todos estes argumentos, mas… Sempre tem um ‘mas’!

 

Não acho que uma coisa dependa da outra, podemos sim valorizar nossa cultura, e ‘importar’ o que é bom. Digo bom, porque considero o Halloween bom, deixem eu me explicar, tirando todas as questões de misticismos, e crenças, isso fica a cargo de cada um acreditar ou não, não vou entrar nesse mérito. Aqui onde moro, é gerada uma comoção em prol das crianças, que em nenhuma outra data do ano acontece. Os moradores decoram suas casas, compram doces, só para esperar aqueles carinhas lindas e pintadas baterem na porta. O clima é de união e confraternização entre os adultos, e a alegria dessas crianças, gente, é indescritível, a felicidade deles correndo livres, sim, somos abençoados em ainda poder dar essa liberdade para eles aqui. Eles aguardam por isso ansiosamente, por meses, planejam fantasias… Agora vamos acabar com toda essa energia maravilhosa, discutindo sobre ser ou não uma cultura local?!

 

Nosso país tem vários choques culturais, fomos colonizados por muitas países diferentes, costumes e tradições que através dos anos foram ganhando seu toque Brasileiro de ser e hoje muitos nem sabem que não nasceu aqui, na verdade as duas maiores celebrações que temos não são daqui… Ou acharam que os índios jogavam futebol, e pulavam carnaval? Culturas importadas! Entre muitas outras coisas. Não estou dizendo que podemos deixar nossa cultura se perder, mas um dia só, o que custa fazer as crianças felizes?! E podemos usar nossos símbolos, nossos personagens, por que não fantasiar seu filho de Saci? Mula sem cabeça? Curupira? Ou até a Cuca do Sítio…

 

Bom mulherada, eu acho válido, divertido, e que deve ser encarado como festa, e não cultura, que não devemos descartar o momento de se falar de folclore, e da nossa história, de levar nossas crianças num museu, ou ler um livro para eles. Tudo que vem para somar, e que seja do bem, não vejo como algo prejudicial, não fere nossa cultura.

 

Fico por aqui, espero que tenham gostado, e se divertido com suas crianças. Até semana que vem, falando da violência contra mulher. Beijo!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account