Hiperatividade ou Normalidade

Todos já ouvimos algum dia a citação  de que “ criança quieta é criança doente”.

Até faz sentido, tenho 3filhos e eles não param um minuto sequer, inclusive o bebê.

Mas como mãe, muitas vezes  me questionei e sempre tive dúvidas, sobre Agitação Normal e Hiperatividade.

Então a mudança começou por mim, pesquisei sobre o assunto, procurei uma psicóloga, passei a me controlar mais, sentar para brincar com eles, parei de trabalhar “fora” e dedicar meu tempo a eles, deu certo, são saudáveis e inteligentíssimos, criamos um vínculo inexplicável e isso me enche de orgulho e certo alívio… Ufa é Agitação Normal da Idade.

Abaixo citarei alguns pontos, que pesquisei sobre o assunto,  que talvez possa ajudar a vocês assim como me ajudou, quando tive dúvidas.

“ A Hiperatividade é um dos sintomas mais conhecidos do TDAH – Transtorno de Déficit De Atenção e Hiperatividade. A criança Hiperativa mostra um nível de atividade bem maior que outras crianças da mesma idade, que acaba por incomodar bastante as pessoas ao redor. A criança torna-se difícil de lidar, porque não “para quieta”- Tem dificuldade em permanecer em uma atividade – mesmo brincar ou assistir TV, o que prejudica coisas importantes, como comer ou atender o que a professora solicita. Com isto, acaba sendo um desafio para os Pais e Professores.

Diante da Hiperatividade Infantil, mães e pais costumam se desesperar. Em casa, acabam sendo fonte de stress e até mesmo de brigas entre os pais. Como são muito inquietos os pais acabam por dar broncas o tempo inteiro; também ficam cansados com a necessidade de supervisão constante. As  reclamações podem ser muito intensas, especialmente quando começa a chamar muito a atenção na escola. Por isto, a Hiperatividade é considerada parte dos transtornos disruptivos, nos quais os sintomas externalizados causam as maiores queixas.

Nem todas as crianças agitadas são hiperativas. A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos físicos, como por exemplo, movimentos, quando comparadas a crianças de mesma idade, além da impulsividade.

A Hiperatividade não é congênita e nem dura para a vida toda, na verdade, usualmente, diminui com o passar dos anos, tornando-se cada vez mais rara na adolescência. Já em adultos dificilmente há hiperatividade física incapacitante, embora a agitação mental seja frequente, especialmente quando conciliada com a ansiedade.

Há muita confusão entre Hiperatividade, Distração e Déficit De Atenção. A hiperatividade é um sintoma do TDAH, mas isso não significa que todas as crianças hiperativas tenham de fato TDAH, podendo haver Déficit de Atenção sem hiperatividade. Existem 3 tipos de TDAH:

  • Tipo Desatento
  • Tipo Hiperativo
  • Tipo Misto / Combinado

Em crianças a distração começa de fato a ser percebida (quando existe) nos  primeiros anos da alfabetização, quando certo grau de capacidade de concentração já é esperado na escola.

Causas da Hiperatividade

  • Alterações metabólicas e hormonais
  • Intoxicação por chumbo
  • Complicações no parto
  • Abuso de substâncias durante a gestação
  • Crises familiares:   Luto – Separação dos Pais – Mudanças

Ou seja, situações traumáticas que podem levar a um quadro de hiperatividade reativa. Todas essas possíveis causas devem ser investigadas antes de pensar em tratamento.

Por fim, somente um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e enérgica e um caso realmente hiperativo. Pois crianças bem pequenas podem correr, brincar e agitarem-se  felizes durante horas sem cochilar, ou demonstrar qualquer cansaço. A agitação infantil pode diminuir bastante com mudanças simples como tornar a vida mais estruturada, com hábitos e rotinas que ajudem no desenvolvimento da autorregularão.”

Espero que este artigo tenha ajudado a você.

Beijos Até O Próximo Artigo!!

 

 

 

FONTE: Instituto Paulista de Déficit de Atenção

https://dda_deficitdeatencao.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account