Jardim na sacada do apartamento, sim é possível! – BLOG DE TODAS

Hoje vamos de um texto leve e que particularmente adooooro: Casa, decoração e plantas!

Sempre foi um sonho meu e do meu marido termos um jardim cheio de plantas, numa casa bem espaçosa, e por inúmeros motivos acabamos optando por um apartamento, mas não me esqueci da minha paixão por plantas e jardins. Fui atrás de ideias e bolei um “jardim” na nossa sacada! Sim é possível!

Você só precisa adaptar as suas condições e gostos. Para provar que é possível numa sacada tamanho normal, porque ela não é grande, 2,39×1,95 (4,53 m²), aí vão algumas dicas…

Primeira coisa é que sua sacada preferencialmente seja fechada com vidro, para não molhar muito, ou sofrer muitas intempéries, ajuda ser fechada. Eu sei, ela vira um tipo de “jardim de inverno” por isso. 

Segundo, é melhor que a máquina do seu ar condicionado fique para fora da sacada. Neste caso usei as pedras de jardim e os decs de madeira para “taparem” os dutos da água e da máquina do ar condicionado, respectivamente, além de passar por traz do banco e as plantas também ajudam a disfarçar.

Outra coisa legal são alguns painéis de madeira, com espaços para plantinhas, na parede, formando um jardim vertical, ficam um charme! Lembre-se de escolher  plantas que se adaptem as condições de sol da sua sacada, também são importantes de serem levadas em consideração. Você pode usar um estrado de madeira que não usa mais também e fixar os vasos de plantas nele, fica bem legal e econômico!

Cuidar das plantinhas é uma terapia e um prazer para quem aprende a curtir as mudanças e evoluções delas. Além de que para quem tem filhos é ótimo, aqui as gurias adoram, brincam muito, chamam de nosso jardim, aproveitam a rede, pedem para dar água para as plantinhas e assim aproveito para ensiná-las a cuidar da natureza e curtir! Jardinagem é a arte da obervação, assim você entende a necessidade de cada planta!

É uma diversão e um prazer, sentar para tomar um mate, receber amigos, deixar as crianças mexerem nas pedras e plantas, porque minhas filhas fazem “comidinha para as bonecas” com as plantinhas… hehehe. IMPORTANTE: com filhos, evite plantas venenosas. Os gatos também mexem e comem, é preciso ter cuidado!

Compramos os painéis, banco e decs de madeira no site: www.meumoveldemadeira.com. Antes de qualquer coisa, lembre de tirar as medidas e verificar como você irá montar sua sacada. Outra opção é colocar grama sintética, que também dá uma cara de jardim, aconchegante e fácil de manutenção. No nosso caso optamos pelo dec de madeira e as pedras, para preencherem os espaços sem dec, foram um pouco mais de dois sacos de pedra para jardim, mas vai depender do seu espaço, e nove decs de 90x90cm.

Uma vez a cada semestre é importante que você levante os decs de madeira e lave a sacada e as pedras. Assim como colocar manta de bidim no interior dos vasos de planta, para evitar que toda vez que você regá-las, caia uma verdadeira “calda marrom” (Eca!). Há muitos vídeos que ensinam a fazer este processo, fazer as podas e regas. http://www.youtube.com

Nas paredes optei por colocar um tom de verde amarelado (eu mesma pintei), para colorir e contrastar com o tom escuro da madeira. Tendo em vista que na minha sacada quase não pega sol direto, também quis trazer um pouco de “luz” com o tom amarelado, para refletir na sala. Vocês devem ter percebido que é uma cor que dependendo do jeito que a luz está na foto ela muda bastante, então durante o dia ela vai mudando…

No nosso apartamento virou o charme e o diferencial do nosso lar, um cantinho geralmente esquecido que é a sacada!

Espero ter inspirado vocês… depois me contem!! 

Ah, se tiver um pátio, vale ainda mais valorizar este espaço tudo de bom da casa!

Abraços fraternos!

Paty Rizzatti

 

Obs.: Aí vão mais links para sua pesquisa:

https://www.altoastral.com.br/jardim-na-sacada-plantas-apartamento/

http://www.jardineiro.net/jardim-vertical-na-sacada.html

http://flores.culturamix.com/jardim/como-fazer-jardim-na-sacada

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account