Agosto é o mês da amamentação! NOSSA!! E que fase mais linda hein?

Amamentar é a forma mais linda e incrível de alimentar seu filho além de  ter mais contato próximo com ele! Só que poucas mulheres decidem amamentar seu filho, pois muitas tem medo da dor, de seu leite ser fraco, entra outras coisas. Venho neste texto, esclarecer alguns mitos e te deixar totalmente confiante e segura e te mostro como você deve amamentar , qual a posição correta!

O Brasil apresenta uma legislação que respeita o aleitamento materno, apoiando a mulher que trabalha fora e regulando a promoção e o uso correto dos alimentos substitutos ou complementares do leite materno e de chupetas, mamadeiras e bicos, mas ainda ocorrem infrações em demasia na publicidade.

Atualmente, a OMS recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. A amamentação, além do fator nutricional, promove aumento da imunidade da criança, pois oferece fatores imunológicos que irão proteger o recém-nascido contra a ocorrência de infecções.

Existem alguns mitos que devem ser esclarecidos e assim tranquilizar todas as mamães!

1) O  leite  inicial é fraco  ao seu bebê : A gestante não sabe informação correta  sobre  o benefício do seu leite inicial, o colostro, apresenta uma alta concentração de carotenoides, é  riquíssimo em vitaminas e proteínas e  células de combate como imunoglobulinas A e leucócitos

2) No momento do aleitamento materno ocorre muita dor: isso não é verdade, pois ocorre a dor quando a posição da pega está incorreta.

 Alguns cuidados na hora da amamentação:

*É preciso antes de tudo, que haja uma boa hidratação da mãe;

   *A cabeça do bebê e seu corpo devem estar alinhados;

  * O pescoço do bebê precisa estar apoiado para que sua boca fique no mesmo plano e de frente para o complexo mamilo-areolar;  

   *  O corpo do bebê deve estar junto ao da mãe, apoiado com a cabeça no meio do antebraço;

  * Quando for recém-nascido, deve ser apoiado nos glúteos. Os recém-nascidos costumam mamar por 15 a 20 minutos em cada mama e necessitam ser alimentados com frequência em seus primeiros dias de vida, ou seja, cerca de 10 a 12 vezes em 24 horas.

Intervalo das mamadas: A duração da mamada não é fixa, contudo, algumas recomendações sugerem que o bebê mame ao menos por um período de 10-15 minutos para que a criança receba também o leite posterior, com maior oferta calórica.

A recomendação da Academia Americana de Pediatria (2005) sugere o mesmo tempo de mamada, entretanto, é recomendado que a criança seja amamentada de 8-12 vezes por dia.

* Agora que você já sabe como deve amamentar, vou te mostrar os benefícios do leite materno, são inúmeros:

Apresenta ainda as vitaminas A, D e B6, cálcio, ferro e zinco;

 Contém caseína ,lactose e colesterol.

*Não é aconselhável o aquecimento do leite materno, pois a pasteurização pode vir a destruir as imunoglobulinas presentes no leite, que promovem o aumento da imunidade da criança (SILVA, 2008; BRASIL, 2009)

1 Comentário
  1. Ellen Racki 3 semanas atrás

    Muito boa o texto Bruna. Em formato de matéria, bem informativo. Muito bom, parabéns. As vezes a falta de informação pode prejudicar esse momento tão importante que é a amamentação. 😊

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account