A mente está sempre em um turbilhão de pensamentos. São lembranças do que aconteceu na sua vida ontem, fatos de 10 anos atrás, sentimentos por uma pessoa, atitudes de outra pessoa e assim vai… tudo isso misturado com o que vai fazer para o jantar, o pagamento que deve ser feito na semana que vem, o destino das férias do final do ano, quais as roupas velhas vão para doação, a lista do supermercado… não terminam nunca, nunca mesmo!

Com todas as pessoas acontece assim, desse jeito. Algumas delas aparentam calma e tranquilidade por fora, mas lá dentro: uma tempestade! Já tantas outras agitadas, inquietas, “elétricas”, conseguem encontrar paz na música, na ioga, no seu íntimo momento. Então, qual é o segredo para se atingir a iluminação? Qual é o caminho para uma vida mais plena e consciente?

As descobertas dos grandes gurus, sábios, seres de luz e outros bem mais comuns do que estes, mas com muita força de vontade e esperança para se tornarem seres humanos melhores, estão sempre em torno do mesmo ponto: viver o presente, o aqui e agora, no aqui e agora. Simples, não fácil.

Já pensou em ficar sem pensar em nada? Já experimentou fazer isso? Conseguiu?

Tá experimentando agora, parando de ler, fechando seus olhos e limpando a mente? hummmmm

Mesmo que fizesse, levaria uns bons segundos ou minutos para conseguir permanecer alguns poucos segundos ou minutos em “preto total” ou em “branco total”, conforme a sua preferência. Logo voltaria aquela “tagarelice” interior. O que isso revela?

Que você também pode ser uma pessoa que passa a maior parte do tempo vivendo no passado ou no futuro, quase nunca aqui presente, neste momento presente, agora. E isso pode estar atordoando a sua mente, a sua vida. Causando sintomas de quem vive no passado, como tristeza, melancolia, depressão, falta de sentido na vida, que pensa ou fala frases do tipo: – no meu tempo era assim, era melhor; – quando eu era criança, a vida era mais feliz; – os tempos bons não voltam mais; e por aí vai. Ou sintomas de quem vive no futuro, como medo, pânico, ansiedade, insegurança, incerteza, sentimento de que não tem a menor noção de pra onde está indo ou a vida vai dar, que pensa ou fala frases do tipo: – quero ficar aqui, não sei o que tem lá; – pra que mudar o que já está bom?; – está bom assim, prefiro ser do meu jeito; – por que vou me arriscar, se posso perder tudo?; e por aí vai.

O objetivo aqui não é de julgamento, mas sim de reflexão, pois, para melhorar algo, é preciso antes conhecer e admitir que precisa ser melhorado. Prestar mais atenção ao que está fazendo neste exato momento, todo dia, o tempo todo, sentir o momento presente e perceber o que há de bom, pode ser um grande começo. Exige prática e perseverança. Pode levar anos realizando esse exercício. Talvez, você nem veja qualquer melhora na vida prática até que esteja em uma situação difícil, em que já teria uma resposta pronta, automática, e se perceba agindo de outra forma, dominado a mente e escolhendo uma opção melhor.

Então, você entende que este é o único momento que realmente existe, pois o passado é história, não existe mais e o futuro é expectativa, pois não aconteceu ainda.

Só este exato segundo existe de verdade, nenhum milésimo de segundo à frete ou atrás. Somente neste exato segundo você pode mudar toda a sua vida, porque aqui a ação tem repercussão imediata, a inércia também. E todo o resto, são as consequências do que você faz agora. De quem é agora.

Caso queira criar uma nova realidade pra você, seja ela no âmbito que for, pode começar assim:

Eu sou…

Eu faço…

Eu existo para…

Eu estou aqui e agora, consciente do que vejo à minha volta, e escolho isso pra mim…

 

Por…

Eu sou Dani Limberger.

2 Comentários
  1. Camila Freitas 4 meses atrás

    Ótima reflexão Dani, adorei!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account