Superação, e o que é superação?

 

Já parou para pensar?

 

Superação é todos os dias, nos superamos a cada momento! Nos superamos todas as manhãs, quando acordamos e levantamos, quando na verdade a vontade é de ficar na cama, ainda mais com os dias frios que tem feito! Superação é ir para o trabalho, ao invés de ficar olhando TV, ir para academia, comer uma salada, uma fruta, ao invés de sair para comer uma porcaria. Passamos a vida nos superando, vontades, preguiças, traumas, superando as probabilidades e fazendo diferente, provando para nós e para o mundo que somos capazes, que vamos vencer. Não damos o verdadeiro valor para o nosso dia a dia, quando na verdade ele é uma sucessão de superações, e cada superação é uma vitória, algo de que devemos nos orgulhar, e agradecer, agradecer por ter sido forte, e não ter seguido na inercia, deixando as coisas simplesmente acontecendo. Superação pode estar até nas mínimas coisas…

 

Ser forte, e superar aquilo que te impede de seguir, que te prende no comum, é um processo que dói, da medo, apreensão, preguiça… Sim,  principalmente preguiça, deixar as coisas como estão vai ser sempre mais fácil, dar o primeiro passo, por mais que seja, ou pareça difícil, é o diferencial de um verdadeiro vencedor, tomar a atitude, aquela, que tu sabe que tem que tomar, mas vai protelando… Só que existe algo ainda mais importante, e ainda maior do que dar o primeiro passo, é a disciplina de continuar! Mas a vitória de ter conseguido, de ‘eu superei’ não tem preço! Quando esbarramos naquele momento em que ou superamos algo, ou continuamos presos aquela vida que já não mais nos satisfaz, e resolvemos que vamos mudar, que não vamos mais ficar sentados, vendo a vida passar, que não vamos mais apenas reclamar, lamentar, quando chegamos naquele ponto, de vai ou racha, a satisfação de saber que fizemos a coisa certa. É como eu saber que estou acima do peso, e saber que preciso fazer algo quanto a isso, para o meu bem, minha saúde, mas seguimos comendo mal, não nos exercitando, até me inscrevo em uma academia, vou algumas aulas, mas mato a maioria, não mudo a minha alimentação, mentindo para mim mesmo! E dai nos perguntamos, mas como o fulano consegue? O fulano fez tudo aquilo que eu sei que preciso fazer, e não faço! Ele superou todos aqueles obstáculos que eu não tive persistência em ultrapassar… Fez as renuncias que eu não quis fazer, os esforços, e assim ele superou o que eu não consigo.

 

Mas além da superação de ter de tomar uma atitude, e mudar as coisas, existe também aquela superação de continuar onde não queremos mais, mas é preciso. De não ser inconsequente e simplesmente jogar tudo para o alto. Existe algumas situações que precisamos ser fortes, e superar nossos instintos, passar por cima do nosso orgulho, e por mais que desejamos sair de algum lugar, nos afastar de algumas pessoas, precisamos ter o discernimento de que não é o certo, não é o momento. Aquele emprego, que da vontade de abandonar, que não te faz feliz, mas que te da estabilidade, em que os rendimentos são condizentes com as tuas necessidades, é claro que não devemos nos acomodar e nos contentar, podemos sim batalhar sempre por algo melhor, mas saber a hora certa de tomar a atitude, e de esperar, de não por os pês pelas mãos, também é superação! Aprender a valorizar aquilo que nos acrescenta, e ignorar, sublimar aquilo que nos incomoda é superação… Ser superior a coisas e pessoas que nos incomodam, saber separar o que devemos absorver, e o que devemos deixar para lá, sorrir e não responder, apenas fazer aquilo que se tem vontade, concordar para não criar uma situação desnecessária, tudo isso é superação. As coisas tem seu momento certo para acontecer, e saber esperar, ter sabedoria e serenidade para não por tudo a perder por ansiedade é superação, superar a nós mesmos!

 

Eu estou em processo de superação constante, procuro me superar todos os dias, quero sempre fazer algo do qual eu tenho medo, ou receio, enfrentar os meus fantasmas. O blog me faz superar toda a semana algum assunto, sentar e escrever um texto é uma superação, poderia estar assistindo uma série nesse momento, mas não estou aqui refletindo sobre um tema, e dividindo com vocês meus pensamentos, e manter a disciplina de estar fornecendo um texto toda semana para vocês, é uma superação de que não fazem ideia. Estou passando por um processo de emagrecimento, e para isso tive que renunciar a muitas coisas, e todos os dias preciso superar a vontade de comer doce, pão, de beber álcool. Acordar e ir para academia, mas a satisfação de dever cumprido, é muito maior do que o prazer momentâneo de uma taça de vinho, podem acreditar! Recentemente estou vivendo uma das minha maiores superações, o medo de dirigir, e isso esta se tornando em uma realização tão grande, uma satisfação comigo mesma, bom, vou deixar esse assunto para um próximo texto. Procurem fazer disso um exercício diário, ‘o que eu posso superar hoje?’ Comece por pequenas coisas, pode ser arrumar aquele armário que venho protelando, sim, isso também pode ser uma superação, mas se desafie todos os dias, e se supere todos os dias, e vai ver a quantidade de coisas que pode construir, e que achava que não era capaz, mas era só uma questão de superação.

 

Bom pessoal, hoje fico por aqui! Superem-se… Volto na próxima semana, com a continuação deste texto, vou contar sobre a minha superação do medo de dirigir! Beijos e até quinta…

 

1 Comentário
  1. Camila Freitas 6 dias atrás

    Como sempre ótimo texto Dani, já estou esperando o próximo!
    Parabéns pelo texto e pela superação. Beijos!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account