Na intenção de participar mais do Blog vou tentar postar mais seguidamente sobre algo que curto de montão e que faz bem para muitas pessoas, o ciclismo.

Quem sabe assim, alguém aí do outro lado que esteja querendo praticar uma atividade física, fazer novas amizades, desestressar e estimular a conscientização de questões importantes como o meio ambiente, a sustentabilidade, a mobilidade urbana… veja minhas postagens e venha participar conosco… assim vamos plantando sementinhas, né…

Em 2013 eu e minha irmã conhecemos o grupo de ciclismo CamoBikers, através do facebook. Tivemos muita receptividade e incentivo dos administradores Carlos Bilhalva, Geane Missio e Luis André que, além de grandes atletas, são pessoas de grande coração e também promovem ações solidárias lindas.

Numa dessas ações (no Natal), minha irmã, nossa mãe, meu filho, eu e a esposa dum ciclista, fomos participando como carro de apoio, levando água e parando em alguns pontos para descansarem, beberem água, tirar fotos… Foi muito legal! Com certeza essa ação foi responsável por avivar nossa vontade de entrar para o ciclismo, pois ver aquela galera UNIDA, se ajudando, alegres e levando alegria à criançada carente que moram nos lugares que seguidamente passamos pedalando… foi muito gratificante! Passamos a admirar demais o trabalho dos CamoBikers!

Desde então, minha irmã “respira bike” muito mais que eu, inclusive ela participa de competições, de projetos e atualmente é vice-presidente da Associação Ciclo Missões, de Santo Ângelo. Eu sou mais devagar ehheheh… não tenho o mesmo pique, mesmo envolvimento, mas adoro pedalar e me faz muito bem, principalmente porque tenho asma e minha capacidade respiratória precisa melhorar! 

Algum tempo depois, eu (como eterna iniciante) criei um grupo de ciclismo do condomínio onde moro, com o objetivo de juntar ciclistas que moram ali e incentivar outros a iniciar, integrando os condomínios Terra Nova, Moradas, Moradas Club e Amigos. O grupo realiza pedais num ritmo mais light, mas geralmente fazemos pedais mais em direção à UFSM, Pains, Arroio Grande, Palma… lugares que se distanciam do centro. 

Então, em setembro do ano passado comecei a pensar  como seria bom termos um grupo de ciclismo somente para mulheres mas com foco na zona urbana.

Fui pesquisar e encontrei alguns grupos que já fazem esse tipo de pedal urbano. Daí me inspirei um pouco no “Pedala Guria”, de Porto Alegre, que fazem pedais fixos com encontro na Rota das Cuias. E também me inspirei no grupo “Vou de Bike e Salto Alto”, de Curitiba, que faz pedais por toda a cidade, passando em pontos turísticos.

Assim fui amadurecendo a ideia… pensando num Pedal só de Meninas para, juntas, passearmos pela nossa Santa Maria, integrando, interagindo com a cidade e redescobrindo lugares na cidade que muitas vezes nem passamos ou nem observamos.

Pensei também em quem poderia embarcar nesse projeto comigo. E não tive dúvidas… convidei minha querida amiga Nice Maria (que realiza, há três anos, um evento anual de ciclismo, chamado Stylish Cycling, o qual incentiva as pessoas a usarem a bike no dia a dia, como meio de transporte, com roupas como se fossem ao trabalho, padaria, mercado…) e contei à ela a minha ideia do grupo, o objetivo e perguntei se ela estava disposta a entrar nessa comigo! Parece que estou ouvindo ela falando daquele jeitinho empolgado de quem fala sorrindo: “Ahhhhh adorei, adorei amiga… que legal, vamos sim, achei ótimo, vamos pensando…”

Assim… fomos juntando nossas ideias, amadurecendo, criamos o grupo no face, a página, convidamos as amigas… e estamos no quarto passeio urbano do “Grupo Pedala Menina!”

Geralmente marcamos o pedal no primeiro domingo ou segundo domingo de cada mês. Nos encontramos na praça Saldanha Marinho de manhã e fazemos o trajeto pela cidade.

Nosso objetivo além de pedalar, também é chamar a atenção das pessoas para o direito que temos de usar as vias públicas para pedalar, mostrando que podemos sim pedalar pelas ruas da cidade, dividindo o espaço com os motoristas, desde que um respeite o outro. Nosso objetivo também é nos reunir para fazer uma atividade agradável e saudável, privando pelo respeito e praticando sempre que possível as sinalizações que os ciclistas devem usar para se comunicar no trânsito. Queremos mostrar o quanto a bike proporciona de benefícios e dar oportunidades de mais pessoas perceberem a bike como esporte, como passeio, como lazer e como meio de locomoção.

Então, se você leu até aqui e se interessou um pouquinho pelo ciclismo, fica o convite para seguir acompanhando o Blog e já ir amadurecendo a ideia de participar dos pedais do grupo.

“Mais do que uma tendência ou hábito, trocar o carro por bike tem conquistado pessoas no mundo inteiro, trazendo benefícios pessoais e ao meio ambiente!”

Se quiser conhecer mais sobre o grupo entre na página aqui ou no grupo clicando aqui!

Beijos e fica o convite para vir conosco pro Pedala Menina!

2 Comentários
  1. Karlise Soares 2 meses atrás

    Pedalar é maravilhoso! Considerado uma das atividades que mais incentivou mulheres a conquistar sua liberdade e autonomia. Como o título diz, essa sensação de podermos mais e mais, chama-se empoderamento, e ela extende-se no nosso cotidiano nos dando força para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. Se eu tenho forças para enfrentar a pior subida, também tenho para superar qualquer dificuldade. E aos poucos vamos nos transformando. Amo ser ciclista. E tenho um orgulho enorme de ser tua irmã.
    Parabéns!!! Amo tu!!!

  2. Geane Missio 2 meses atrás

    Que maravilha Ale!!! É sempre gratificante saber que fazemos parte de uma mudança de hábitos e, por conseguinte, de uma mudança de vida. A bike além do nos trazer muita saúde, nos traz novos amigos. E você foi uma amizade que veio pra ficar. Sempre em frente! Não pare para não perder o equilíbrio. Bjo!!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account