Olá pessoal!

Neste início de ano letivo fui surpreendida com uma turma cheia, no primeiro semestre do nosso curso de Sistemas de Informação, da UFSM, Campus Frederico Westphalen.

Primeira semana de aula, cheios de planos para o semestre, e logo tivemos a notícia da terrível pandemia… e que teríamos que ficar em casa, ministrando nossas aulas à distância (EaD). Isso nos deixou muito apreensivos, porque muitos alunos vem de outros estados para estudar aqui, e mal começamos as aulas e não tivemos um contato com eles, para dar o apoio necessário.

Iniciamos nossas aulas EaD, com nossas limitações, aulas práticas que teriam que ser ministradas de formas diferentes, e muitos alunos voltaram para as suas casas e sem acesso a internet. E assim, damos início a uma inesperada caminhada como docentes de um curso presencial.

No dia 19 de março recebi uma mensagem de um aluno, o Gabriel Sebastiano, calouro do curso, me convidando para apoiar um projeto na área de tecnologia e saúde! Seria um projeto para desenvolver um site para auxiliar a população da nossa cidade, conscientizando-a a não saírem de casa, e que tivesse informações importantes para a comunidade de Frederico Westphalen sobre o Coronavírus.

E eu fiquei impressionada com a visão de um aluno, que veio de outra cidade, iniciando um curso de graduação, e muito envolvido com uma nobre causa!

E logo aceitei o desafio de apoiar esse projeto e ajudar no que fosse preciso. Alguns colegas também abraçaram essa causa conosco.

E assim, o Gabriel montou uma grande equipe, alunos, professores… todos engajados no mesmo propósito. Como todos nós atuamos na área de Tecnologia, precisávamos de uma parceria na área de Enfermagem, e assim, começamos um trabalho em conjunto com o curso de Enfermagem da UFSM de Palmeira das Missões, com a coordenação do professor Rafael Soder.

Realizamos diversas reuniões, com a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, que sempre nos apoiou nos projetos com a comunidade, a Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen e com o Comitê de Orientações Emergenciais (COE) de Palmeira das Missões, que incansavelmente estiveram trocando ideias, e sugestões, tornando um simples site de informações, numa Plataforma Digital.

Como professora me encho de orgulho da nossa Universidade, que atua no ensino público, gratuito e de qualidade, e que tem buscado desenvolver diversos projetos de extensão que possam auxiliar a comunidade. Quando temos um apoio de todos os envolvidos, projetos saem do papel e se tornam reais, concretizando sonhos e anseios tanto de professores como dos alunos.

E como é maravilhoso poder levar esses projetos para a nossa comunidade e região, atendendo demandas nas mais diversas áreas do conhecimento, e agora, principalmente na área da saúde.

Pensamos muito nestes dias de Pandemia… como a tecnologia poderia auxiliar nesse momento difícil que estamos passando? E assim fomos evoluindo com o apoio de todos, e o projeto cresceu alcançando dois grandes propósitos.

O projeto é uma plataforma que contém informações, como endereços e horários de atendimento de estabelecimentos essenciais durante a pandemia da COVID-19. Há instruções a respeito dos cuidados e prevenção que devem ser tomados em relação ao novo coronavírus com o objetivo de evitar sua propagação. 

Além disso, a plataforma disponibiliza um formulário de pré-atendimento que facilita a identificação da doença e coloca os possíveis contaminados em contato com profissionais da Secretaria de Saúde para os devidos encaminhamentos médicos.

A partir disso, foi criado um banco de informações para organizar dados e elaborar percentuais, mensurações gráficas e analíticas relacionadas à pandemia do COVID-19. O objetivo é auxiliar nas ações dos profissionais de saúde.  

A Plataforma já está em funcionamento nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

A próxima etapa do projeto está na área de abrangência, a qual será ampliada para outros municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, e deve ocorrer nas próximas semanas.

Você gostaria de conhecer a nossa Plataforma Digital? Acesse ai:

https://www.centralcovid19.com.br/

Precisamos agora estar unidos, fazer a nossa parte… então se puderem fiquem em casa! Cuidem-se! E assim iremos superar esse momento e logo estaremos juntos novamente!

Abração, Adri 

 

 

3 Comentários
  1. Clarissa Soares 4 semanas atrás

    Parabéns dinda, o projeto é muito lindo!! 👏👏👏

    • Autor
      Adri 4 semanas atrás

      Obrigada linda da dinda! 😘

  2. Camila Freitas 4 semanas atrás

    Show de bola Adri. Que projeto lindo.
    Parabéns a todos os envolvidos.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2020 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account

Pular para a barra de ferramentas