Armário cápsula = consumo consciente

SMLXL

O armário cápsula faz bem para o meio ambiente, pois nos conscientizamos sobre o que precisamos realmente ter, adquirimos menos e evitamos desperdícios.
Como temos um número limitado de roupas por estação, somos levados a escolher melhor as roupas que compramos. As roupas de maior qualidade e mais bonitas não precisam ser substituídas com frequência, pois têm maior durabilidade.
Quando preparamos o armário cápsula da estação, fazemos o seleção de roupas que usaremos durante este período, pegamos peças que já temos no nosso guarda-roupa, e anotamos as que precisamos adquirir para que nossas combinações de looks se multipliquem.
Com esta lista em mãos, vamos às compras nas datas previamente estipuladas. Esse planejamento evita que caiamos na tentação de comprar peças desnecessárias por impulso.
Nosso planeta agradece!
Fazendo o armário cápsula, compreendemos que não precisamos de muitas peças para nos vestir bem, mas de peças-chaves que deixem nosso guarda-roupa inteligente, lindo e funcional.
Moda: obsolescência programada
As tendências estão sempre mudando para que o consumidor pense que o que possui está fora de moda e assim, sinta que deva comprar peças novas e abandonar as “velhas”, que muitas vezes são apenas da estação passada. Você se sentiu um boneco manipulado ao saber disso? Infelizmente é verdade, a indústria da moda faz a chamada obsolescência programada para você comprar compulsivamente e eles enriquecerem mais.
oniomaniaSMLXL

Se você anda comprando demais, talvez considere que possa seruma shopaholic e tenha de ser ajudada. Leia aqui no blog o meu post sobre este problema.
“A produção mundial de vestuário dobrou ao longo dos últimos 15 anos principalmente porque uma pessoa compra 60% a mais de roupa do que antes. Nem a ideia de reciclar os tecidos resolveria pela tamanha quantidade de resíduos.”
SMLXL

O impacto ambiental é imensurável por tantas roupas jogada fora no meio ambiente. A indústria da moda está nos primeiros lugares entre as que mais poluem o planeta.
“Roupas têm diversos resíduos, tanto na sua produção como no seu descarte:
– fibras sintéticas;
– pigmentos químicos;
– química na produção das fibras e tecidos;
– pesticidas nos campos de algodão;
– desperdício de água e energia na produção;
– emissão de CO2 e comprometimento climático;
– uso de mão de obra infantil ou escrava para a confecção das roupas.
Quem fez as minhas roupas e calçados?
Sim, mãos de obra infantil e escrava, ou escrava, ou só infantil (mas, se é infantil claro que é escrava pelo menos, de circunstâncias dominantes).
SLXLM
MXLLS
SMLXL

O escândalo da fast fashion explodiu em toda a sua dramaticidade com o triste colapso da fábrica têxtil Rana Plaza em Dakha, Bangladesh, em 21 de abril de 2013, matando milhares de trabalhadores que ficaram soterrados em seus escombros.
Foi essa tragédia que nos forçou, no Ocidente, a tomarmos consciência da existência de mão de obra em situação de escravização (pelas poucas ou nenhumas garantias trabalhistas e condições de vida) e perguntarmos, afinal: quem é que faz a minha roupa?
A que preço? Qual é o seu verdadeiro custo?
É por isso que, de um tempo para cá fala-se de “roupas éticas”, originadas em processos produtivos que, em toda sua linha, são respeitadores tanto do ser humano (o que trabalha, o que produz e o que usa) como têm como um dos seus principais motivos a preservação dos recursos naturais.”
SMXLL

Não existem roupas ecológicas de verdade. Ou você polui com tecidos sintéticos e suas roupas vão demorar 500 anos para se degradarem ou polui com os pesticidas das lavouras de algodão, destrói florestas para tirar a celulose ou causa impacto ambiental para a criação de gado de onde tiram o couro. Até os chamados couros ecológicos nada mais são do que PU, ou seja, outro derivado do petróleo. Resumindo: quer ser ecológico com suas roupas? Compre o mínimo possível e estará realmente ajudando o planeta.
É por isso que nós, consultores de imagem e estilo insistimos tanto para que se tenha consciência na hora de se vestir.
SMLXL

Nunca antes, a consultoria de imagem se fez tão necessária, para que as pessoas descubram seu próprio estilo e o que favorece seu tipo físico. Desta forma, se evitaria todas aquelas peças mal compradas, que ficam encostadas no guarda-roupa e por fim acabam sendo descartadas.
O armário cápsula é uma solução para quem quer melhorar como consumidor consciente e se vestir melhor.
Ficou interessado em começar já seu armário cápsula e sentir a consciência mais leve? Vou preparar um post que será seu guia definitivo. Aguarde!
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account