O mundo está cada vez mais perverso. As tentativas de maldade contra crianças não acontecem só na televisão. O perigo pode estar mais perto do que pensamos. Esta semana fiquei sabendo de um caso que me assustou pois eu conhecia o agressor e jamais suspeitei que o fosse. Diante desta situação, comecei a refletir: Minha filha está segura usando a internet?

Minha filha tem 8 anos e adora ver vídeos, conversar pelas redes sociais e postar fotos, pensamentos, frases. Sempre conversei com ela sobre os perigos, leio suas conversas do mensager, restrinjo os horários de uso do celular, mas, ela é criança e bateu aquela insegurança e medo de mãe.

Elaborei então um teste para ver o quanto podia confiar nela caso o mau se aproxime. Criei um perfil falso, com a foto de uma garota da idade dela, comentei uma foto e a adicionei. Ela aceitou.

Minhas pernas tremeram e meu coração acelerou.

Enviei então uma mensagem tocando no que mais poderia lhe afetar. Na mensagem disse ser uma fã dela e que tinha um tio que trabalhava em uma emissora de televisão, que se ela mandasse fotos eu poderia conseguir um programa de televisão para ela, mas nenhum adulto poderia saber.

Vi seu rosto espantado ao ler a mensagem e ela ficar muda.

A ansiedade tomava conta de mim. Um medo gigantesco. Cinco minutos torturantes, até que ela quebra o silêncio. Com uma voz tremula ela diz: – Mãe, vamos no quarto, preciso falar contigo.

Ufa! Que alivio! Uma tonelada sai das minhas costas instantaneamente. No quarto ela conta sobre a mensagem, virgula por virgula. Apavorada e assustada me abraça e chora. Seu único erro: Apagou a mensagem antes de me mostrar, disse que ficou nervosa e queria esquecer que aquilo havia acontecido, por isso apagou.

Peguei-a no colo, ela suava gelado, conversamos bastante. Contei a ela que a “Manuela” era eu e que havia feito um teste com ela, e que ela havia sido aprovada. Ela suspirou aliviada e me abraçou ainda mais forte.

Disse a ela, mais uma vez, dos perigos que há no uso da internet e que, nunca se sabe ao certo quem está do outro lado do computador (ou celular). Uma foto não garante quem é realmente a pessoa, e que informações pessoais de maneira alguma podem ser reveladas. Disse que, o que inventei, era apenas um exemplo e ilustrei outras situações, utilizando histórias que já ouvi por aí, que poderiam ser também situações perigosas. E o mais importante: CONTINUE SEMPRE CONTANDO TUDO PARA MIM, INCLUSIVE QUANDO ALGO ESTRANHO ACONTECER e nunca “apague” algo sem antes me mostrar.  

Respiro mais aliviada por saber que ela é esperta e não tem segredos comigo. Mas sigo em oração para que Deus a proteja sempre.

Penso que a internet faz parte de nossas vidas hoje e o problema está nos excessos. A proibição total faz com que o objeto de desejo seja ainda mais cobiçado e na primeira brecha que encontrar utilizará o computador/celular de maneira enlouquecida e escondida, sendo ainda mais perigoso. A liberação total também não é benéfica, uma criança não pode acordar e dormir com o celular na mão, alienando-se do mundo ao seu redor.

Aqui em casa segue assim. Minha filha pode usar as redes sociais e ver vídeos sob minha supervisão. Honestamente, não fico o tempo todo olhando tudo que ela faz, mas depois confiro o registro de atividades e o histórico. E, além de mãe e filha, somos amigas e confidentes. Podemos confiar uma na outra, baseando nossa relação no diálogo.

Não tenho uma receita pronta ou uma verdade absoluta. Cada criança é uma criança, cada família é uma família. Aqui em casa funciona assim. E aí na sua casa, como funciona?

2 Comentários
  1. Nanda Fernandes 9 meses atrás

    Acho que esse é um medo de todas as mães, né? O bom é estarmos sempre perto… monitorar! Cuidar! Sermos companheiras, mães e amigas ao mesmo tempo!!! E pedir para que Deus cuide o tempo todo…

  2. Nossa, internet é perigosa mesmo! Eu já vi vídeos que os pais testaram os filhos e infelizmente, diferente da Lana eles caíram nas conversas,
    Muito importante o que vc fez para ensinar a ela e o cuidado de monitorar, todos os pais e mães deveriam fazer o mesmo!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account