Oi meninas! Senta que lá vem textão. Mas é por uma boa causa. Gostaria de aproveitar que estamos no mês de setembro, no qual desde 2014 é realizada a campanha Setembro Amarelo – uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio, que traz informações à população sobre a realidade do suicídio no país e no mundo, para falar um pouquinho pra vocês sobre uma das doenças que está presente em quase que na maioria das tentativas de suicídio: a depressão. Mais precisamente, 90% das pessoas que cometem suicídio tem depressão no momento do ato. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), no mundo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Ou seja, já passou da hora de parar de tratarmos esse assunto como tabu, e procurar entender um pouco mais.

A depressão afeta a todas as faixas etárias, classes sociais e não faz distinção de gênero.  É uma doença que afeta diversas áreas químicas do cérebro, ou seja, a pessoa não fica depressiva “porque quer chamar atenção”, “porque não quer se ajudar”, ou ainda “porque depressão é frescura”. Quando você quebra uma perna, você faz um raio-x, e voilá: lá está na imagem do exame o seu osso quebrado. E assim é quando alguém está com câncer, diabetes, problema no coração…enfim. A pessoa faz uma série de exames, e consegue visualizar na imagem ou no papel a sua doença. Por ser uma doença sem um diagnóstico visível, surge o preconceito que a depressão é uma doença menos grave, visto que não se pode expor para os familiares ou amigos que se está com depressão através de um exame físico. Somente um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar o distúrbio, e esse diagnóstico se dá através da análise de comportamento do paciente.

Além da mudança de comportamento, onde a pessoa que sofre de depressão mais apresenta alterações (sentimento de melancolia, culpa, indecisão ou medo, ansiedade, angústia, falta de interesse social, desânimo, humor depreciativo), a depressão também pode se manifestar em sintomas físicos como dores no corpo, distúrbios no sono (insônia ou sonolência excessiva), dores de barriga, dores de cabeça, diminuição ou aumento do apetite e do peso corporal, imunidade baixa, etc.

Vale lembrar que o sentimento de tristeza é uma emoção natural do ser humano. Ficamos tristes quando perdemos um ente querido ou quando terminamos um relacionamento, por exemplo. Podemos ficar tristes por determinada situação por dias ou até semanas, mas após o período de luto, vamos nos recuperando e a vida segue, de forma natural, sem ajuda de profissionais ou medicação. Essa é a principal diferença da tristeza e da depressão: na tristeza, por maior que seja a dor, não há baixa na autoestima, e o mundo parece vazio e sem sentido. Já na depressão, é a própria pessoa que se sente vazia, inválida, como se ninguém precisasse dela e ela não fosse fazer falta pra ninguém.

Se você se identificou com esse texto, ou ainda, identificou algum amigo ou familiar que tem demonstrado este tipo comportamento ou sintomas, é bom ficar atento e procurar ajuda, lembrando que quanto antes o início do tratamento, melhor. O tratamento da depressão é realizado com medicamentos, que devem ser tomados conforme indicação médica e com continuidade, pois seus efeitos costumam aparecer após certo tempo de medicação. No próximo texto, falarei sobre os benefícios da prática de atividade física para pacientes em tratamento com depressão e também o impacto positivo dos exercícios na saúde mental. Um abraço e até a próxima!

 Profª. Taís Oliveira

CREF 023236 G/RS

*Colaboração do texto: Prof. Dr. Marcelo Ustra Soares

Bibliografia:

Maria Luiza Silveira Teles – O que é depressão. Brasiliense (Edição Digital)

http://www.saudementalrs.com.br/depressao/

http://www.setembroamarelo.org.br/

 

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account