Viagem a Cusco – a capital do império da civilização Inca

Quando desembarquei em Cusco, me deparei com uma cidade rodeada de montanhas com pouca vegetação. A energia no aeroporto já foi perceptível, uma felicidade estranha, incomparável. Desde aquele momento sabia que estava num lugar especial.

A capital do império Inca tem o formato de um Puma – símbolo de poder e força e que  representa a vida na terra.

 

Cusco foi declarada  pela UNESCO como Patrimônio Cultura da Humanidade no ano de 1983, está situada numa altitude média de 3399 metros acima do nível do mar e se localiza no sul do Peru. Devido a alta altitude, é comum os visitantes sentirem náuseas e dor de cabeça nos primeiros dias, pois a pressão atmosférica é menor e a porcentagem de gás oxigênio é mais rara.

Em Cusco as ruas são muito estreitas e a quantidade de pedestres é grande, o trânsito aparentemente parece um caos, mas ao prestar mais atenção, você vê que os habitantes daqui são acostumados com isso. Sons de buzina e grande tumulto com muitos carros nos cruzamentos se repetem em outras cidades como Puno e Arequipa, e embora pareça que os carros vão se chocar, não ocorre nada, vão se afunilando e o trânsito flui, a gente é que estranha muito.

Um povo sofrido, mas alegre e leve, que tem no chá de coca a acolhida de boas vindas, onde a dificuldade sentida ao respirar o oxigênio escasso, é recompensada com o sorriso e o brilho no olhar destas pessoas amáveis, que são pequenas apenas no tamanho, mas que possuem uma alma gigante, que ainda praticam as três regras de ouro dos Incas que são: não mentir, não roubar e não ser preguiçoso.

Cusco como era a capital Inca é um ponto de referência para se começar a conhecer um pouca desta importante civilização. Possui importantes construções e ruínas, as que visitei nesta cidade foram: Saqsaywaman, QEnqo, puka pukara, Tambomachay, Olantaytambo, Museo de Arte contemporâneo e Museo Histórico regional, mas sobre esses locais incríveis vou falar num próximo post.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2019 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account

Pular para a barra de ferramentas