Olá boa noite como vai você nesse frio intenso? Como está fazendo pra se alimentar  tem   conseguido manter uma alimentação baseada em legumes, frutas e verduras? Se a resposta é não, calma, sem preocupações, estou aqui para te ajudar em tudo!!Vou contar um fato, que normalmente deve acontecer com você ou alguma amiga sua: na hora do almoço ou do lanche, na correria, após várias horas de trabalho, está com muita fome. Só que você tem apenas 15 minutos de intervalo, aí a única saída, é ir no primeiro restaurante perto que tem ou na lancheira da esquina, comprar aquele cachorro quente ou uma sanduíche com maionese, molho e carne. E logo depois, seu corpo “fala” com você, estou satisfeito, não preciso de mais comida por algumas horas e assim acredita que estejam fazendo bem ao seu corpo. O que acabou de acontecer, foi o seguinte: Você apenas se alimentou, ou seja, satisfez seu paladar, e seu corpo não absorveu nenhum nutriente, poxa vida! E aí você volta para o trabalho bem feliz. Meia hora depois,  vem aquela fome novamente, sabe por que? Porque houve ingestão  de alimentos muito calóricos . O cachorro quente, pizza, massas, todos eles contém grande quantidade  de carboidratos e gorduras. Esse carboidrato ao  ser digerido, tem uma  digestão bem rápida, por isso tens aquela fome novamente. Entendeu agora? Resumindo, vou dar agora, a diferença entre um carboidrato simples e um carboidrato complexo:

  Vou te dar exemplos: um prato de arroz, feijão, carne de boi e salada de alface e tomate, contém no arroz e feijão, aminoácidos muito importantes para nosso corpo, a carne contém proteína  e fibras, são essas fibras que vão te dar saciedade , e todos os aminoácidos que contém no prato, te  deixará  uma pessoa totalmente nutrida!

  Agora um exemplo de prato com apenas carboidrato: massa com molho e queijo, lasanha com arroz branco ou um xis com bastante carne, ovo e salada de alface e tomate. Pode-se analisar, primeiramente, que o prato contém grande quantidade de carboidrato, poucas fibras e quase nada de vitaminas. Só tem grande quantidade e não qualidade que é essencial, sabe?

    Por favor, NÃO troque o almoço por esses alimentos rápidos, pois não vão te dar nutrientes nenhuns e ao contrário em vez de alimentar e saciarem você,  sua fome vai aumentar!! Uma quantidade enorme de carboidratos e zero de fibras.. 

    Então  vão algumas dicas :

      1)   Coma comida de VERDADE! Quando digo comida de verdade, estou falando de  um prato de arroz, feijão, ovo cozido e sempre coloque um vegetal verde escuro ou legumes cozidos ou crus, como alface rúcula, entre outros. Outro exemplo, um prato de massa com aquela carne de panela que seu marido ou esposa, fez no dia anterior, junto com uma salada de cenoura picada, cebola e milho , também é ótima opção, os vegetais que eu disse,  contém fibras que fazem muito bem ao seu organismo e possuem vitaminas!

    2)   Planeje sua lista de compras e organize um dia da semana para fazer isso:Envolva-as no processo.Prepare uma boa parte das refeições da semana, congele se for necessário. Vá anotando na porta da geladeira o que precisa comprar.

      3) Faça o  ato de cozinhar  como uma necessidade e não apenas um dom:

     Cozinhar é uma atividade que todos precisam para sobreviver certo? E mesmo os que não sabem e não gostam, tem que algum dia aprender a se virar na cozinha. Então, a dica que dou, tente ver de uma forma diferente, o ato de c cozinhar os alimentos, desenvolva aos poucos o hábito e o prazer de fazer a sua própria comida, e compartilhe tanto o momento de cozinhar como as suas habilidades culinárias com outras pessoas. Com certeza, terás mais motivação, com pessoas que ama, e você também sentir alegria na hora de cozinhar e assim, cada vez mais tenha curiosidade sobre a culinária e aprenda várias técnicas de cozinhar por exemplo uma batata, faz batata assada, batata frita, batata recheada! Já pensou, que incrível seria!

  4) Coma com calma e ambiente tranquilo:

       Na hora de comer, esteja num ambiente calmo e sem distração com televisão ou computador, sente-se e sinta o a       aroma da comida, e reflita antes de servir seu prato: Eu preciso cuidar do meu corpo, então vou ter calma! E finalmente saboreie cada garfada ou colherada, preste atenção no que você está comendo. Faça a hora de comer, um momento de muita paz.

   5) Cozinhe sozinha:

  Nossa, cozinhar sem sua companhia, é pura liberdade! Aproveite e use sua criatividade nesse momento…Faça um prato bem colorido, com legumes que mais gosta. Um prato bonito também é um gesto de amor próprio.

  6)   Escolha um ou dois dias, para comer o que quiser, é a refeição livre:

 Deixe por exemplo o sábado para comer seu doce preferido, ou fazer aquela lasanha que tanto amas e se permita comer com alegria, sem preocupação, se vai engordar. Você passou a semana toda se alimentando bem e teve controle das quantidades, agora chegou o momento de comemorar…Diga para si mesma: Eu mereço isso e eu me amo muito.

 Bom, espero que com essas orientações, você agora tenha mais alegria e consiga fazer uma alimentação saudável e nutra de verdade seu corpo. Boa noite!

3 Comentários
  1. Jessica Cunha 5 meses atrás

    Dicas maravilhosas! Na minha opinião tudo se resume a organização e a dar o primeiro passo. Depois vira hábito e nos sentimos muito melhores em vários sentidos.
    Adorei o texto!

  2. Autor
    Bruna Oz 5 meses atrás

    Nossa fiquei feliz em poder ter ajudado! Me acompanhe sempre..:)

  3. Camila Freitas 5 meses atrás

    Bruna adorei o texto, eu noto essa coisa do carboidrato saciar por pouco tempo, quando acontece de eu comer lanche no almoço 14h30min no máximo já estou com muita fome!
    Obrigada pelas orientações!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

©2018 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account