As pessoas estão cada vez mais desumanas. Escutei essa frase um dia desses, quando eu estava voltando do trabalho e fiquei pensando: “Será que é isso mesmo? Será que sou eu que não vejo?”.
Fiquei alguns dias pensando neste assunto e foi então que me dei por conta, eu não sei o que aquela moça passou para dizer esta frase, não posso julgá-la.
O que eu sei que ela não deve conhecer a história do Seu Chicão, o papeleiro que fez uma biblioteca para as crianças carentes e que mesmo tendo tão pouco, todo ano fazia um natal solidário para os filhos de outros papeleiros. Um exemplo de humanidade!
Talvez ela não conheça o Seu Airton, meu vizinho que está sempre pronto pra ajudar. Queimou o chuveiro? Liga pro Seu Airton. A tomada não funciona? Liga pro seu Airton. E eu ainda tenho que sair correndo atrás dele pra pagar, ele sempre diz que não custou nada.
Ela também não teve o privilégio de conviver com a Dona Shirlei, uma mulher incrível, ela tinha um sorriso doce e o abraço mais aconchegante do mundo, mesmo vivendo uma batalha diária contra o câncer. O meu exemplo de vida!
Tenho certeza que essa moça também nunca ouviu falar das Mãos de Maria, um grupo de mulheres que se reúnem e fazem enxovais para recém-nascidos. Fala sério, elas são demais!
Que existem pessoas ruins estamos carecas de saber, mas precisamos lembrar que temos pessoas incríveis por perto, que fazem sim o mundo melhor.
Enquanto tivermos pessoas como o Seu Airton, o papeleiro Chicão, Dona Shirlei e o grupo de mulheres das Mãos de Maria, o mundo estará a salvo. Que eu saiba eles não são ou eram super heróis, mas pessoas como eles salvam o mundo da desumanidade.
Ajudar não se trata só de dinheiro, é mais sobre comprometimento, empatia e amor. Se trata de segurar o portão, ajudar com as sacolas de compras e dar uma força pra aquele senhor que não sabe usar o caixa eletrônico.
Às vezes custa tão pouco, a gente é que tá ocupado demais para sermos mais humanos!
Se a gente vai mudar o mundo? Ah, eu não sei. Mas se conseguirmos servir de exemplo e dar esperança de um mundo melhor pra uma pessoa. Estaremos no caminho certo.
A humanidade ainda tem solução sim!
Camila Freitas