As tarefas de casa, filho, trabalho e muitas outras vão nos consumindo e muitas vezes não temos tempo pra relaxar ou cuidar de nós mesmas, não é mesmo?

Mesmo que você faça uma lista de atividades, muitas vezes fica difícil de cumprir. Isso acontece, pois as tarefas não estão sendo corretamente planejadas e de uma forma viável, não adianta colocar 50 tarefas para um dia já que provavelmente não vai ser possível cumprir, você vai ficar frustrada e ansiosa e isso vai virando uma bola de neve.

Outro fato que acumula tarefas é a procrastinação, ficar deixando tudo pra depois para aproveitar os prazeres momentâneos (novela, internet etc.) é um verdadeiro “tiro no pé”, mas isso é assunto para outro texto. Sem falar no fato de que muitas vezes não sabemos delegar as tarefas, tanto no trabalho como em casa. É preciso aprender a delegar e a dizer não quando realmente estiver com acumulo de atividades, isso vai ajudar você a não se sentir sempre devendo alguma coisa para si e para os outros.

Abaixo eu listo um passo a passo simples e efetivo que vai ajudar você a colocar a vida em ordem e nunca mais acumular as tarefas.

Antes de começar, é importante listar todas as tarefas diárias que já são rotina, assim você vai conseguir dimensionar quanto tempo você tem disponível no dia para as demais atividades.
Liste todas as pendências: tire uns minutos só para isso. Descarregue mesmo, tire da cabeça e passe para o papel.
Ao lado de cada tarefa dê uma nota de 0 a 10 para cada categoria: importância e urgência.
Para cada tarefa some as duas categorias.
Para aquelas com nota abaixo de 10 reflita: é mesmo necessária? Se não, risque imediatamente.
Se sim, faça outra pergunta, posso delegar? Se Sim, pinte de amarelo. Se não, siga os passos do item 6.
Aquelas entre 11 e 16, coloque ao lado a data necessária e VIÁVEL para cumpri-las e se comprometa em executar para que não te sufoque outra vez.
Já para aquelas tarefas com nota acima de 16, pinte de vermelho e FAÇA-AS AGORA. Se forem muitas, defina quantas podem ser realizadas por dia, foque nelas e vá riscando até terminar.

Sempre que terminar uma tarefa, é importante riscar ela ou colocar um ok ao lado, você não sabe o alívio e a alegria que dá.

Após essa categorização, para facilitar o planejamento você pode cadastrar compromissos e tarefas em um aplicativo de agenda (agenda do Google ou Outlook por exemplo) para que fique tudo registrado e você possa receber a notificação no dia e hora certa em que é preciso realizar. Se achar melhor pode utilizar também a boa agenda de papel, o importante é o planejamento e o cumprimento das ações.

Você pode manter essa lógica de organização para tudo na sua vida, deixar 1 hora por semana na agenda para revisar o planejamento, repriorizando e incluindo novos compromissos, ou utilizar quando sabe que vem um período com muitas atividades como o final do ano que já está logo aí por exemplo.

Agora mãos à obra e me contem como foi!

Abraços!

Para falar comigo, escreva para: coachraissa@hotmail.com.

Me encontre também nas redes sociais:
Instagram: @coach_raissa

Facebook: Coach Raíssa Markoski

Abraços!

Raíssa Markoski, Coach de Carreira e Realização Pessoal e Administradora de Empresas.

Coach Raíssa

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 BLOG DE TODAS desenvolvido com muito amor.

FALE CONOSCO

Nos envie seu um e-mail e nós retornaremos para você, o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account

dois + seis =