As blogueiras Leila Moura e Marlene Sager, do blog http://mulheresdonasdesi.com.br foram para a estrada por uma semana. Viajaram para Itá (SC), onde apresentaram o Documentário “Mulheres Donas de Si e as Faces do Envelhecimento” no II Seminário de Envelhecimento Ativo; depois rumarão para Florianópolis para lançar a primeira filial das Mulheres Donas de Si, e depois irão para Gramado para algumas reuniões.
Sim, elas não sossegam!
Ajudei a programar suas malas, para que viajem com muito estilo, porém leves e com seus looks programados para todas as ocasiões que participarão.
Elaborei 10 dicas de ouro para você também planejar suas malas, basta considerar:
1) Clima na cidade destino: é super importante que você confira o tempo e a temperatura que fará, assim pode planejar se as roupas que levará serão de verão, de inverno ou de meia estação;
2) Quantos dias ficará fora: a quantidade de peças que levará na mala depende do número de dias em viagem.
Em geral, para viagens de fim de semana, são necessárias:
– 3 peças de baixo;
– 6 peças de cima
– 2 pares de calçados; e
– 1 bolsa.
Se o tempo fora for de 7 a 10 dias, precisará de :
– 6 partes de baixo;
– 12 partes de cima;
– 3 pares de calçados; e
– 3 bolsas.
Para viagens que ultrapassem 15 dias, leve uma mala bem grande, pois a regra diz que você deve munir-se de:
– 10 partes de baixo;
– 20 de cima;
– 5 pares de calçados; e 3 bolsas.
3) Locais que frequentará: pense sempre qual é o local para onde está indo e o tipo de vestuário usado por lá. Se é praia, cidade ou campo. E também, se você vai a trabalho ou turismo, vista-se de acordo para não destoar dos demais e considere o dress code dos eventos que participará (congressos, casamentos, formaturas, rodadas de negócios, etc).
4) Cores: é melhor que as peças combinem entre si, inclusive as estampadas, deste modo, sua mala ficará mais “inteligente” e seus looks mais versáteis.
– Para uma mala mais formal, coloque 1 peça colorida para cada 3 peças bases neutras, por exemplo, uma blusa amarela + uma cinza + 1 off-white + 1 preta.
– Para uma mala mais descontraída, coloque metade das peças coloridas e metade de bases neutras, por exemplo, 1 blusa vermelha + 1 verde + 1 branca + 1 marrom.
5) Faça um checklist de todas as peças que está levando, e também daquelas que não levará, mas que deseja adquirir na viagem.
6) Coloque na mala seus acessórios preferidos, eles ocupam pouco espaço e multiplicam seus looks.
7) Leve uma mala de mão com remédios, produtos de higiene, óculos de grau e de sol, documentos, aparelhos eletrônicos e carregadores. Sempre convém ter uma muda de roupa junto (pois pode acontecer um pequeno acidente e você ter que trocar a roupa) e um casaquinho. Consulte a companhia aérea para saber das regras da bagagem de mão.
8) Coloque um identificador na mala que será despachada: uma fita colorida ou algo chamativo que faça você reconhecê-la de longe. Isso evita que ela seja confundida com a de outro passageiro.
9) Limite de peso: consulte a companhia aérea para saber qual é o peso máximo que sua mala pode ter, a fim de planejar melhor a quantia de peças e quais peças levar.
10) Sua beauty case é importante, mas limite sua maquiagem ao básico, por exemplo, em apenas uma paleta de sombras, 3 cores de batons e 2 esmaltes. Mas se faz uso de secador, prancha elétrica e outros itens que normalmente usa em casa, leve-os consigo na viagem, pois sempre devemos estar na melhor versão de nós mesmas!
Marlene e Leila
Luciana Zampieri, personal stylist e consultora de imagem.