Demora um tempo pra gente perceber que engolir o choro nem sempre é a melhor opção, às vezes a gente precisa colocar pra fora, deixar as lágrimas caírem nem que seja embaixo do chuveiro.
Eu lembro de momentos na minha adolescência que eu quis muito chorar, mas engolia o choro porque naquela fase um tanto complicada, chorar na frente de alguém poderia ser pior do que tirar nota ruim na prova.
Eu não sei se a vida nos amolece ou a gente acaba entendendo que chorar não é o fim do mundo, então você chora no ônibus porque perdeu o primeiro amor, chora porque viu um mendigo dormindo na calçada e tá fazendo 5 graus.
O que antes parecia a pior coisa do mundo passa a ser corriqueiro, TPM, crise existencial, stress no trabalho, amizades perdidas, tudo é motivo de choro.
Talvez seja porque a gente entende que a falta do choro não significa força e sim falta de coragem de se mostrar em mundo duro demais pra quem se entrega aos sentimentos.
Só que guardar no coração e engolir choro pode fazer muito mal, então a gente chora, chora porque entende que precisa, precisa sentir a dor pra que um dia ela passe.
Parece loucura, porque fomos ensinadas que engolir o choro, era sinal de força, que a gente precisava aguentar firme, afinal a vida não seria fácil pra uma mulher sensível.
Acontece que a gente não precisa ser forte o tempo todo, se permitir sofrer também é uma forma de cura, eu diria até que é uma das mais eficazes.
Que atire a primeira pedra quem nunca se entregou às lágrimas e 5 minutos depois estava pronta pra outra.
Esquece essa história de engolir o choro garota, não há mal nenhum em deixar as lágrimas caírem.
Camila Freitas