Sou apaixonada por livros, mas por motivos de maternidade não dei conta de ler tanto quanto gostaria, ou de virar a noite lendo aqueles mais instigantes, pois não conseguiria dormir sem terminar (pelo menos) o capítulo!! Então, deixei os livros de lado!
Essa (O BLOG) foi a a oportunidade que encontrei de voltar a esse mundo das letrinhas maravilhosas!!
E quero levar vocês pra esse mundo junto comigo!!
Então, vamos lá?!
A ideia de trazer este livro (POLLYANNA_ Eleanor H.Porter), é porque, mesmo parecendo clichê, o que nos move nesse mundo é o amor, o encorajamento, o otimismo!! O jogo do CONTENTE da Pollyanna, é o que deveríamos praticar no nosso dia a dia! Isso nos fortalece e, nós nos fortalecemos umas nas outras !!
Em algum momento de nossa vida encontramos uma POLLYANNA nos convidando a participar desse lindo jogo, como ela mesma diz no livro, um jogo em que ninguém perde, todos só tem a ganhar!!
A primeira edição desse livro é datada de 1913, porém seu conteúdo enriquecedor pode ser utilizado a qualquer tempo.
Um livro que faz parte da literatura juvenil mas que pode – e deve – ser lido por pessoas de todas as idades.
Ele fala sobre a história de uma menina , POLLYANNA, que aos 11 anos se torna órfã e vai morar com sua tia Polly, uma mulher cumpridora de seus deveres, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos.
POLLYANNA é uma menina que sempre vê o copo meio cheio, e com todo o seu encanto transforma os moradores da pequena cidade convidando-os a participar do jogo do CONTENTE!
O jogo que ela aprendeu com seu pai consiste em encontrar em absolutamente TUDO um motivo para ficar CONTENTE!
Confesso que fui às lágrimas quando descobri como o tal jogo começou!!
Aqui vai o trecho:
“(…) – Isso mesmo. Eu tinha pedido uma boneca, e foi o que papai escreveu. Mas quando o Barril chegou, tinha um bilhete dizendo que não conseguiram nenhuma boneca, só muletas infantis. Então eles mandaram, pois elas podiam ser úteis pra alguma criança, algum dia. E foi então que jogamos pela primeira vez.
– Certo, Mas confesso que num entendo o que isso tem a ver com o jogo…num entendendo mesmo – declarou Nancy , um pouco irritada.
– Ah tem sim! O jogo é exatamente encontrar alguma razão em tudo pra ficar CONTENTE.. .não importa o que é- respondeu Pollyanna, seria. – É foi exatamente ali que começamos… com as muletas.
– Credo num consigo ver como ficar CONTENTE em… ganhar muletas, quando se quer uma boneca!
Pollyanna bateu palmas.
– Mas tem… tem sim! – falou satisfeita. – No começo, eu também não conseguia ver, Nancy- acrescentou, num impulso de honestidade. – Papai teve ser me explicar.
– Então, acho que você vai ter que me explicar – Nancy falou imediatamente.
– Simples! Ora, é só ficar contente pior que você não… precisa… delas! – Pollyanna explicou, bastante triunfante. – Está vendo? É muito fácil quando a gente sabe como fazer! (…)”
A menina que adora conversar, conquista os moradores da cidade e, com seu jeitinho doce…transforma a vida de pessoas como o Senhor Pendleton, o qual é tido como um avarento e solitário morador da enorme casa no alto de uma colina e que nunca conversa com ninguém. Tem também a Senhora Snow, adoentada em uma cama, e pela sua condição, tornou-se tão rabugenta que não sabe do que realmente gosta! E por fim a tia Polly, que vive amargurada e não consegue ficar CONTENTE com nada, apenas cumpre seus deveres!
Pollyanna, foi traduzido em quase todos os idiomas, e pode ser também uma ótima opção de presente!! E ele ainda tem uma continuação…Pollyanna Moça…outra hora falo um pouquinho dele também!!
Teria muitas coisas lindas a falar sobre esse livro que significa muito pra mim, mas o meu objetivo aqui, é fazer com você aí, que lê o meu humilde texto, queira ler o livro também!!
Por ora gostaria de convidá-las a ler esse livro lindo e praticar o jogo do CONTENTE!
É um jogo difícil mas, quanto mais difícil é, mais divertido fica!!
Sonia Rios kienetz